Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Quatro militares morrem em ataque com explosivo no México

Pelo menos quatro militares foram mortos e outros nove ficaram feridos num ataque com um explosivo a uma patrulha do Exército no oeste do México, revelou hoje o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

Quatro militares morrem em ataque com explosivo no México
Notícias ao Minuto

16:45 - 01/03/24 por Lusa

Mundo México

A emboscada ocorreu na quinta-feira numa zona rural do estado de Michoacan, quando soldados tentavam localizar um grupo criminoso, explicou o chefe de Estado, no dia do lançamento oficial da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 02 de junho.

Em conferência de imprensa, Lopez Obrador disse que os soldados estavam a inspecionar um acampamento, provavelmente usado por membros de um cartel de drogas, quando acionaram uma mina antipessoal instalada na vegetação rasteira.

Um militar morreu de imediato e os outros dois posteriormente devido aos ferimentos.

Embora López Obrador não tenha confirmado qual dos cartéis beligerantes do México executou o ataque, os soldados trabalhavam num território dominado pelo cartel da Nova Geração de Jalisco.

A imprensa local informou que os soldados lutaram com membros do cartel e foram atacados por 'drones', um meio cada vez mais utilizada por estes grupos de narcotráfico para travar a guerra contra autoridades e rivais, mas o Presidente mexicano não forneceu mais detalhes sobre o ataque.

As mortes ocorrem num momento em que a violência armada aumenta no México sob o comando de López Obrador e assassínios brutais de policiais e militares tornaram-se numa ocorrência comum.

Na semana passada, dois candidatos locais às próximas eleições de 02 de junho foram mortos a tiro noutra cidade de Michoacán, com apenas algumas horas de diferença um do outro.

A eleição está a caminho de ser uma das mais violentas da história mexicana.

Leia Também: Vulcão no México entra em erupção e afeta vida quotidiana. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório