Meteorologia

  • 27 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

Governo taiwanês critica vice-presidente da oposição por críticas

O governo de Taiwan criticou hoje o vice-presidente do partido da oposição Kuomintang (KMT), Andrew Hsia, pelas críticas que fez depois de se ter encontrado com um alto funcionário do Partido Comunista Chinês (PCC) em Xangai.

Governo taiwanês critica vice-presidente da oposição por críticas
Notícias ao Minuto

09:20 - 01/03/24 por Lusa

Mundo Taiwan

O vice-presidente do principal partido da oposição da ilha reuniu-se na quinta-feira com o chefe do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Comité Central do PCC, Song Tao, que criticou duramente o governo da ilha pela morte de dois pescadores chineses após uma perseguição da Guarda Costeira de Taiwan perto das ilhas Kinmen.

Hsia apresentou as suas condolências às famílias das vítimas em nome do KMT e instou o governo do Partido Democrático Progressista (DPP), atualmente no poder em Taiwan, a "descobrir a verdade" sobre o incidente "o mais rapidamente possível".

Em resposta, o primeiro-ministro da ilha, Chen Chien-jen, afirmou que as declarações de Hsia eram "desconcertantes" e "injustas" para os oficiais da Guarda Costeira de Taiwan, que aplicaram a lei "de acordo com as práticas internacionais".

"A declaração de Hsia não é apropriada", disse Chen, acrescentando que ambas as partes devem adotar uma "abordagem pragmática" e sem "difamação" no tratamento deste caso.

Numa declaração publicada na sua conta oficial no Facebook, o DPP sublinhou que Hsia "deve defender" os oficiais da Guarda Costeira de Taiwan, em vez de cair "repetidamente" na retórica do Departamento de Trabalho da Frente Unida, uma entidade que procura agrupar as forças que apoiam o PCC dentro e fora da China.

"Se o KMT é verdadeiramente de Taiwan, deve defender os direitos e os interesses do pessoal da Guarda Costeira e dos pescadores, e não concordar com a China", lê-se no comunicado.

O encontro entre Hsia e Song teve lugar num contexto particularmente controverso na zona das ilhas Kinmen, um arquipélago controlado por Taiwan situado a poucos quilómetros da cidade chinesa de Xiamen, no sudeste do país.

Estas ilhas têm sido objeto de múltiplos diferendos entre a China e Taiwan ao longo das décadas, com destaque para o bombardeamento maciço em 1958, quando os militares chineses abriram fogo sobre o arquipélago no contexto da segunda crise do Estreito de Taiwan.

Leia Também: Taiwan anuncia concurso para novas bases militares para conter China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório