Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Taiwan anuncia concurso para novas bases militares para conter China

Taiwan anunciou hoje um concurso para a construção de novas bases militares no sul da ilha, com o objetivo de conter eventuais incursões chinesas a partir do oeste, informou a agência de notícias estatal CNA.

Taiwan anuncia concurso para novas bases militares para conter China
Notícias ao Minuto

08:01 - 01/03/24 por Lusa

Mundo Base militar

As autoridades da ilha pretendem que estas bases acolham esquadrões navais de mísseis antinavio, que serão equipados com os mísseis Harpoon que Taiwan comprou aos Estados Unidos, em 2020, segundo uma fonte citada pela CNA.

O Comando da Frota Naval de Taiwan lançou esta semana um concurso para a construção de bases militares na vila de Pingtung e na cidade de Kaohsiung, ambos situados no sul da ilha, com um orçamento total de 1,8 mil milhões de dólares taiwaneses (52,66 milhões de euros).

O Ministério da Defesa Nacional publicou igualmente um anúncio de concurso para a construção de uma outra base na cidade de Tainan, no sul da ilha, com um orçamento de 1,6 mil milhões de dólares taiwaneses (46,81 milhões de euros).

Os anúncios de concurso referem que estas bases devem estar concluídas até 2027.

A fonte citada pela CNA disse que o exército de Taiwan vai construir seis novas bases para os esquadrões de mísseis antinavio nos próximos anos: duas em Pingtung e as restantes serão distribuídas por Kaohsiung, Tainan, Taitung e Yunlin.

Estes locais "são ideais" para contrariar a possível incursão de navios de guerra chineses ao largo da costa ocidental de Taiwan, disse a mesma fonte.

Taiwan, governada de forma autónoma desde 1949, aumentou as capacidades militares nos últimos anos face às crescentes ameaças de Pequim, que considera a ilha uma província chinesa.

O governo do Partido Democrático Progressista (DPP) de Taiwan, considerado pró-independência por Pequim, promoveu um aumento do orçamento da defesa nacional para um recorde de 600,7 mil milhões de dólares taiwaneses (17,572 mil milhões de euros) este ano.

Leia Também: China nega existência de "linha mediana" a dividir Estreito de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório