Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Reino Unido reabre embaixada em Timor e reforça relações

A ministra de Estado do Reino Unido para o Indo-Pacífico, Anne Marie-Trevelyan, anunciou hoje, em Díli, a reabertura da embaixada em Timor-Leste e o reforço das relações entre os dois países.

Reino Unido reabre embaixada em Timor e reforça relações
Notícias ao Minuto

08:28 - 01/03/24 por Lusa

Mundo Díli

"Hoje tenho o prazer de anunciar a intenção do Governo do Reino Unido de reabrir a nossa embaixada em Díli, isto demonstra o compromisso do Reino Unido para com o povo timorense", afirmou numa declaração à imprensa a ministra britânica.

Anne Marie-Trevelyan falava aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

"A reabertura de uma presença permanente do Reino Unido em Díli marcará a próxima etapa nas nossas relações bilaterais mais estreitas, com base na intensificação do nosso envolvimento ao longo dos últimos dois anos, incluindo a recente visita do Presidente Ramos-Horta ao Reino Unido, em janeiro", salientou a ministra.

Sobre o encontro com o primeiro-ministro timorense, Anne Marie-Trevelyan disse que abordaram "formas de reforçar" a parceria entre os dois países, nomeadamente na preparação de Timor-Leste para a adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), desenvolvimento económico, saúde e nutrição.

Anne Marie-Trevelyan realizou, em outubro passado, a primeira visita ministerial do Reino Unido a Timor-Leste desde a independência do país, em 2002.

O Governo britânico elegeu como prioridade estreitar os laços com as nações asiáticas como parte de uma "reorientação para o Indo-Pacífico" da política externa e económica pós-Brexit.

"O Reino Unido está empenhado em construir parcerias mais fortes a longo prazo no Indo-Pacífico para apoiar a segurança marítima e económica, utilizando a nossa rede diplomática global para apoiar estas relações", afirmou Trevelyan, em comunicado.

O embaixador britânico na Indonésia e em Timor-Leste, Dominic Jermey, lembrou que o Reino Unido é atualmente o país com a maior diáspora timorense no estrangeiro.

A visita de Anne-Marie Trevelyan ao Sudeste Asiático, que teve início na Indonésia, conclui com uma deslocação ao Camboja entre 02 e 04 de março.

Leia Também: Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório