Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste 

O Reino Unido vai reabrir a embaixada em Timor-Leste, foi hoje anunciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, na véspera da visita a Dilí da secretária de Estado, Anne-Marie Trevelyan. 

Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste 
Notícias ao Minuto

14:52 - 29/02/24 por Lusa

Mundo Reino Unido

A decisão será formalizada junto do Governo timorense durante um encontro entre Trevelyan e o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão. 

O anúncio acontece algumas semanas depois da visita do Presidente timorense, José Ramos-Horta, a Londres, onde foi recebido por Trevelyan e pelo chefe da diplomacia, David Cameron. 

Na altura, Ramos-Horta revelou ter transmitido o pedido de Díli para que fosse reaberta uma missão diplomática, pois as relações têm sido feitas através da embaixada em Jacarta desde 2006. 

A secretária de Estado britânica, responsável pela região do Indo-Pacífico, encontra-se a participar no Simpósio Regional de Segurança Marítima de Bali, no âmbito de uma visita de dois dias à Indonésia. 

A conferência, financiada pelo Reino Unido, pretende reforçar a colaboração entre os países marítimos do sudeste Asiático, incluindo a Indonésia, a Malásia e as Filipinas.

O Governo britânico elegeu como prioridade estreitar os laços com as nações asiáticas como parte de uma "reorientação para o Indo-Pacífico" da política externa e económica pós-Brexit.

"O Reino Unido está empenhado em construir parcerias mais fortes a longo prazo no Indo-Pacífico para apoiar a segurança marítima e económica, utilizando a nossa rede diplomática global para apoiar estas relações", afirmou Trevelyan, em comunicado.

O embaixador britânico na Indonésia e em Timor-Leste, Dominic Jermey, lembrou que se celebra este ano o 75.º aniversário de relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Indonésia e também Timor-Leste.

"Estabeleci pela primeira vez a Missão do Reino Unido junto da Administração Transitória das Nações Unidas para Timor-Leste há vinte e quatro anos, e orgulho-me do facto de o Reino Unido pretender agora reabrir uma presença permanente", confiou, 

O diplomata lembrou que o Reino Unido é atualmente o país com a maior diáspora timorense no estrangeiro.

A visita de Anne-Marie Trevelyan ao Sudeste Asiático conclui com uma deslocação ao Camboja entre 02 e 04 de março.  

Leia Também: Imigração portuguesa para o Reino Unido no valor mais baixo em 13 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório