Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Segurança e cercas em metal. Já há preparativos para o funeral de Navalny

Alexei Navalny morreu a 16 de fevereiro na prisão do Ártico, para onde tinha sido transferido em dezembro de forma a cumprir a pena de 19 anos de reclusão a que tinha sido condenado.

Notícias ao Minuto

15:30 - 29/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Navalny

O funeral de Alexei Navalny é amanhã, dia 1 de março, e os 'preparativos' para a cerimónia, que terá lugar em Moscovo, capital da Rússia, já estão em marcha.

Imagens captadas hoje mostram que já foram descarregadas cercas em metal junto à igreja da Mãe de Deus, no distrito de Maryino, o que pressupõe que o momento será dotado de uma forte segurança. 

As exéquias de Navalny, principal opositor do regime russo, terão início pelas 14h00 locais (11h00 em Lisboa). Depois, o corpo seguirá para o cemitério de Borisovskoye.

Recorde-se que Alexei Navalny morreu a 16 de fevereiro na prisão do Ártico para onde tinha sido transferido em dezembro de forma a cumprir a pena de 19 anos de reclusão a que tinha sido condenado.

As autoridades russas atribuíram a sua morte a "causas naturais", mas a equipa da figura de proa da oposição russa culpa o governo e, em particular, o presidente russo, Vladimir Putin.

O corpo de Navalny foi devolvido à sua mãe no sábado, depois de ter ficado retido mais de uma semana pelas autoridades russas.

Segundo os serviços prisionais da região ártica de Yamal-Nenets, onde se situa a colónia penal onde cumpria a pena, "a 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário n.º 3, o prisioneiro Navalny A.A. sentiu-se mal depois de uma caminhada".

O hospital da cidade de Labytnangui, perto da colónia penal, adiantou que os "médicos que chegaram ao local continuaram as operações de reanimação já efetuadas pelos médicos da prisão" durante mais de 30 minutos, mas o óbito acabou por ser declarado no local.

Veja as imagens dos preparativos na galeria acima. 

Leia Também: Viúva de ex-espião russo quer que eleições russas não sejam reconhecidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório