Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Funeral de Alexei Navalny realiza-se na sexta-feira em Moscovo

O funeral do opositor russo Alexei Navalny realiza-se na próxima sexta-feira, dia 1 de março, duas semanas após a sua morte.

Funeral de Alexei Navalny realiza-se na sexta-feira em Moscovo
Notícias ao Minuto

09:33 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Alexei Navalny

O funeral do opositor russo Alexei Navalny, que morreu no passado dia 16 de fevereiro, irá realizar-se na próxima sexta-feira, 1 de março, em Moscovo, na Rússia. A informação foi avançada pela sua porta-voz, Kira Yarmysh.

Segundo a responsável, as "exéquias de Alexei terão lugar na igreja da Mãe de Deus", no distrito de Maryino, na capital russa, pelas 14h00 locais (11h00 em Lisboa). Já o funeral realizar-se-á no cemitério de Borisovskoye.

Numa nota, publicada na rede social X (antigo Twitter), Yarmysh aconselhou os apoiantes a "comparecer com antecedência".

Na terça-feira, a responsável tinha adiantado que ainda não tinha sido possível encontrar um espaço para a despedida de Navalny, tendo a equipa tentado "todas as funerárias públicas e privadas".

"Desde ontem que andamos à procura de um sítio onde possamos organizar um evento de despedida para o Alexei. Telefonámos para a maior parte das agências funerárias públicas e privadas, espaços comerciais e salas de velório", referiu no X.

"Algumas dizem que o local está completamente reservado. Outras recusam-se a mencionar o apelido 'Navalny'", acrescentou. 

O corpo de Navalny foi devolvido à sua mãe no sábado, depois de ter ficado retido mais de uma semana pelas autoridades russas.

Segundo os serviços prisionais da região ártica de Yamal-Nenets, onde se situa a colónia penal onde Navalny cumpria uma pena de 19 anos de prisão, "a 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário n.º 3, o prisioneiro Navalny A.A. sentiu-se mal depois de uma caminhada", estando as causas da morte a "ser apuradas". 

O hospital da cidade de Labytnangui, perto da colónia penal, adiantou que os "médicos que chegaram ao local continuaram as operações de reanimação já efetuadas pelos médicos da prisão" durante mais de 30 minutos, mas o óbito acabou por ser declarado no local.

[Notícia atualizada às 09h49]

Leia Também: Círculo próximo de Navalny sem lugar para homenagem em Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório