Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Círculo próximo de Navalny sem lugar para homenagem em Moscovo

O círculo próximo do líder da oposição russa morto, Alexei Navalny, admitiu hoje enfrentar dificuldades para encontrar onde organizar-lhe uma homenagem em Moscovo, após contactar sem êxito "a maioria" das funerárias e espaços da capital russa.

Círculo próximo de Navalny sem lugar para homenagem em Moscovo
Notícias ao Minuto

16:51 - 27/02/24 por Lusa

Mundo Navalny

"Desde ontem (segunda-feira), estamos à procura de um lugar no qual possamos realizar uma cerimónia de despedida de Alexei", declarou a sua principal porta-voz, Kira Yarmish, que na segunda-feira divulgou um número de telefone para tentar obter propostas de espaços dispostos a acolher um ato sobre o qual não eram fornecidos pormenores.

"Alguns dizem que o local está reservado, outros recusam-se a deixar que mencionemos o apelido 'Navalny'. Num sítio, disseram-nos que as agências funerárias estavam proibidas de trabalhar connosco", relatou a porta-voz na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

Alexei Navalny morreu a 16 de fevereiro na prisão do Ártico para onde tinha sido transferido em dezembro para cumprir uma pena de 19 anos de reclusão.

As autoridades russas atribuíram a sua morte a "causas naturais", mas a equipa da figura de proa da oposição russa culpa o Governo e, em particular, o Presidente russo, Vladimir Putin.

A família de Navalny conseguiu por fim recuperar o seu corpo no sábado, dia 24 de fevereiro, mas não se sabe ainda quando e onde será sepultado.

A mãe afirmou que a tinham ameaçado de que deixariam os restos mortais do filho na própria prisão se ela não cumprisse as exigências das autoridades.

Leia Também: Navalny morreu porque estava prestes a ser libertado, alega assistente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório