Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 27º

Navalny morreu porque estava prestes a ser libertado, alega assistente

Uma alegação feita através das redes sociais.

Navalny morreu porque estava prestes a ser libertado, alega assistente
Notícias ao Minuto

10:50 - 26/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Alexei Navalny foi morto porque iria ser libertado numa troca de prisioneiros, alega Kira Yarmysh, ex-assistente do líder da oposição russa.

Segundo partilha nas suas redes sociais, Alexei Navalny deveria ser libertado, tendo sido feita uma proposta a Vladimir Putin para que isso acontecesse. Porém, o líder da oposição acabou por morrer.

"Navalny era tudo aquilo que Putin nunca conseguirá ser e Putin odiava-o por isso", afirma a mulher, num vídeo partilhado na rede social X, onde depois afirma que era suposto Navalny ter sido libertado em breve.

Segundo a mesma, o opositor russo tinha conseguido um acordo para ser usado numa troca de reféns em que estava envolvido o assassino Vadim Krasikov, que está a cumprir pena em Berlim, na Alemanha. 

"No dia 15 de fevereiro as negociações estavam na sua fase final. No dia 16 ele morreu", afirma Kira Yarmysh.

Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morreu aos 47 anos numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizam o Presidente russo, Vladimir Putin, pela sua morte.

[Notícia atualizada às 11h02]

Leia Também: Eurodeputados celebram Navalny com intervenção de viúva na sessão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório