Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Líder da oposição do Chade morto pelo exército

O principal opositor do líder da junta militar no poder no Chade foi morto na quarta-feira quando o exército invadiu o quartel-general do seu partido, anunciou hoje o Governo.

Líder da oposição do Chade morto pelo exército
Notícias ao Minuto

13:54 - 29/02/24 por Lusa

Mundo Chade

Yaya Dillo Djerou, presidente do Partido Socialista Sem Fronteiras, que se opunha ao regime do general Mahamat Idriss Déby Itno, que é seu primo, morreu "onde se tinha refugiado, na sede do seu partido", dise o porta-voz do Governo e ministro da Comunicação, Abderaman Koulamallah.

"Não se quis render e disparou contra as forças de segurança", acrescentou.

O líder da oposição foi acusado de atacar os serviços secretos na noite de terça-feira, após a detenção de um dos seus militantes por "tentativa de assassínio do presidente do Supremo Tribunal".

Dillo Djerou tinha negado as alegações e denunciou-as como uma mentira e uma encenação destinada a excluir a sua candidatura contra o general no poder nas eleições presidenciais previstas para 06 de maio.

O procurador do Tribunal Superior Oumar Mahamat Kedelaye disse numa conferência de imprensa que a intensa troca de tiros quando, Dillo e outros militantes se barricaram na sede do partido, causou "dezenas de feridos e mortos".

Para além da morte de Dillo, um dos principais líderes da oposição no Chade, Kedelaye disse que um total de 26 pessoas foram detidas, de acordo com a imprensa local.

Leia Também: Vítimas de antigo ditador do Chade com promessa de receber indemnizações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório