Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Vítimas de antigo ditador do Chade com promessa de receber indemnizações

As vítimas do antigo ditador do Chade Hissène Habré começam na segunda-feira a receber as primeiras indemnizações pelas atrocidades cometidas há mais de três décadas, anunciou hoje o secretário de Estado do Ministério da Justiça, Sitack Yombatinan.

Vítimas de antigo ditador do Chade com promessa de receber indemnizações
Notícias ao Minuto

22:50 - 24/02/24 por Lusa

Mundo Chade

"Depois de dialogar com as associações de vítimas, o Governo decidiu pagar 10.000 milhões de francos (mais de 15 milhões de euros) para ajudar as vítimas. São cerca de 10.700 pessoas", disse o representante governamental à agência de notícias EFE.

Também à EFE, o presidente da Associação de Vítimas dos Crimes de Hissène Habré, Adoumbaye Dam Pierre, afirmou que "embora o valor monetário seja irrisório, ajuda a aliviar um pouco".

"Pedimos ao Governo que encontre mais meios para pagar a totalidade das nossas indemnizações. Todas as vítimas estão a morrer", acrescentou o responsável.

Em março de 2015, um tribunal penal da capital do Chade, Ndjamena, condenou 20 agentes do aparelho repressivo de Hissène Habré por crimes de tortura e decidiu que mais de 7.000 vítimas deviam receber uma indemnização de 75.000 milhões de francos (mais de 144 milhões de euros).

Este valor devia ser pago a meias entre o Estado e os condenados, mas, até agora, as vítimas ainda não receberam nada.

Este é o único processo legal relacionado com os crimes de Habré. Em 30 de maio de 2016, as Câmaras Africanas Extraordinárias (CAE), criadas expressamente para processar o ex-ditador na capital do Senegal, Dakar, julgaram-no naquele que foi o primeiro julgamento sob o princípio da jurisdição universal de África.

Hissène Habré, o primeiro ex-chefe de Estado a ser julgado e declarado culpado nos tribunais nacionais de outro país, foi condenado a prisão perpétua por crimes contra a humanidade e crimes de guerra e tortura, incluindo escravatura sexual, depois de se terem registado, durante os seus mandatos, uns 40.000 assassinatos políticos e mais de 200.000 casos de tortura.

Quando um tribunal de recurso de Dakar confirmou a condenação de Hissène Habré, em abril de 2017, e concedeu 82.000 milhões de francos (cerca de 125 milhões de euros) de indemnização a 7.396 vítimas, o tribunal ordenou que um fundo fiduciário da União Africana (UA) angariasse o dinheiro através dos ativos do antigo ditador e solicitando contribuições.

Em 19 de setembro de 2022, a presidência do Chade escreveu ao fundo fiduciário a anunciar que o Governo lhe tinha designado 10.000 milhões de francos (mais de 15 milhões de euros), mas, segundo a União Africana, esse dinheiro não foi recebido.

Em maio do ano passado, sete organizações não-governamentais (ONG) do Chade e internacionais, entre elas a Human Rights Watch (HRW) e a Amnistia Internacional (AI), denunciaram que as vítimas ainda não tinham sido indemnizadas apesar das decisões judiciais.

Hissène Habré foi presidente do Chade entre 1982 e 1990, quando foi destituído por Idris Déby, que chegou ao poder à frente de uma rebelião armada. Morreu em abril de 2021, aos 68 anos, durante combates de rebeldes chadianos procedentes da Líbia, segundo a versão oficial.

Desde que foi derrubado, Hissène Habré exilou-se no Senegal, onde foi detido em 30 de junho de 2013 por crimes cometidos durante a sua ditadura e onde cumpriu a pena de prisão perpétua até à sua morte, aos 79 anos, vítima do coronavírus (covid-19), em agosto de 2021.

Leia Também: Presidente do Chade declara estado de emergência alimentar nacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório