Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

'La Bougie du Sapeur', o único jornal do mundo que só sai de 4 em 4 anos

A publicação francesa só chega às bancas em anos bissextos, no dia 29 de fevereiro. A iniciativa foi criada em 1980 e vai na 12.ª edição.

Notícias ao Minuto

08:52 - 29/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Quem quiser ler o 'La Bougie du Sapeur', tem de esperar quatro anos. Isto porque a publicação satírica é o único jornal quadrienal do mundo e só chega às bancas em anos bissextos, a 29 de fevereiro.

A primeira edição foi lançada no ano de 1980 e, 44 anos depois, continua a conquistar os leitores. Atualmente conta com 20 páginas por 4,90€ e tem uma tiragem de 200 mil exemplares, disponíveis nas bancas e quiosques franceses. 

A iniciativa partiu de um grupo de amigos que "queriam divertir-se" e os lucros do 'La Bougie du Sapeur' ('A Vela do Sapador', em português) destinam-se a uma associação para pessoas com autismo. 

"O jornal continua a ser editado por alguns amigos. Encontramo-nos num bar e trocamos ideias durante as bebidas. Divertimo-nos muito e se o leitor também se divertir é a cereja no topo do bolo", contou o editor, Jean d'Indy, citado pela BBC.

Trata-se de um jornal organizado de "forma normal", com secções de política, desporto, assuntos internacionais, cultura e até mexericos. No entanto, há algo que o distingue: todos os artigos são feitos com comentários humorísticos.

A edição deste ano, por exemplo, tem como manchete "Seremos todos inteligentes" e aborda o avanço da Inteligência Artificial. Já nas páginas internacionais, um artigo recorda aos franceses quem foi o primeiro-ministro mais "esquecido" da atualidade: Liz Truss.

"É humor francês e não se traduz noutras línguas", explicou d'Indy. "Tentamos ser parvos mas não desagradáveis. Divertirmo-nos sem sermos cruéis."

"Espero que sejamos um pouco de ar fresco de quatro em quatro anos", acrescentou o editor. "Hoje em dia, as pessoas precisam de poder rir."

O Notícias ao Minuto reuniu algumas das capas das edições do 'La Bougie du Sapeur', que pode ver na galeria acima.

Leia Também: Mulher prepara-se para celebrar o 25.º aniversário em 100 anos de vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório