Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Ucrânia. Invasão mudou relação da Rússia com países da ex-União Sovíetica

Os serviços secretos britânicos defenderam hoje que a invasão da Ucrânia provocou uma "mudança significativa" na relação da Rússia com os países da antiga União Soviética, com um declínio da influência russa nos vizinhos próximos.

Ucrânia. Invasão mudou relação da Rússia com países da ex-União Sovíetica
Notícias ao Minuto

12:01 - 28/02/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"A Rússia continua a considerar (...) que manter a influência nesses países é uma prioridade de política externa, crucial para a segurança interna e a prosperidade económica", afirmaram, citados pela agência espanhola Europa Press.

Segundo um comunicado do Ministério da Defesa britânico, os serviços secretos concluíram que, desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, e "apesar das variações entre países, a influência global da Rússia nos vizinhos próximos diminuiu".

Para os peritos britânicos, os recursos afetados à guerra e o facto de não ter conseguido avanços importantes "puseram em causa a posição tradicional [da Rússia] como garante da segurança na região"

"A violação da soberania da Ucrânia por parte da Rússia aumentou a possibilidade de uma ameaça à segurança por parte da própria Rússia", consideraram os serviços secretos britânicos.

Referiram também que "o colapso da economia russa e o risco de sanções secundárias intensificaram as preocupações sobre a dependência económica da Rússia.

Em resposta a estas tendências, os Estados da antiga União Soviética, que colapsou em 1991, intensificaram os esforços para diversificar as relações económicas, políticas e de segurança para reduzir a dependência da Rússia.

"Embora a Rússia mantenha uma presença significativa na região, tanto aberta como encoberta, é quase certo que a capacidade do Kremlin [presidência] para atingir os seus objetivos diminuiu significativamente nos últimos dois anos", acrescentaram.

Leia Também: Von der Leyen quer usar "ativos russos" para dar ajuda militar à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório