Procurar

Tribunal russo condena homem a três anos de prisão por queimar Alcorão

Zhuravel foi detido a 20 de maio de 2023, na região russa de Volgogrado, depois de ter publicado um vídeo a queimar um Alcorão, em frente a uma mesquita, enquanto insultava muçulmanos.

Tribunal russo condena homem a três anos de prisão por queimar Alcorão

© Reuters

Notícias ao Minuto
27/02/2024 16:27 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Mundo

Nikita Zhuravel

Um tribunal em Grozny, na Rússia, condenou Nikita Zhuravel a três anos e meio de prisão sob a acusação de ter queimado um exemplar do Alcorão no exterior de uma mesquita por ordem dos serviços de segurança ucranianos.

O veredito foi anunciado pelo juiz Ruslan Dandayev, esta terça-feira, revelou um repórter da TASS presente na sala de audiências.

Zhuravel foi detido a 20 de maio de 2023, na região russa de Volgogrado, depois de ter publicado um vídeo a queimar um Alcorão, em frente a uma mesquita, enquanto insultava muçulmanos.

Durante o interrogatório, o homem confessou que o tinha feito por dinheiro, a mando dos serviços de segurança ucranianos. O Comité de Investigação russo na Chechénia assumiu a investigação e o arguido foi transferido para um centro de detenção preventiva em Grozny.

Zhuravel foi acusado ao abrigo de dois artigos do Código Penal russo: insulto aos sentimentos dos crentes e hooliganismo motivado por ódio religioso. No julgamento, declarou-se parcialmente culpado.

Leia Também: Zelensky discute mediação da troca de prisioneiros na Arábia Saudita

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10