Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Conflito com NATO é "inevitável" se Ocidente enviar tropas para Ucrânia

Aviso é feito pelo Kremlin.

Conflito com NATO é "inevitável" se Ocidente enviar tropas para Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:40 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, esta terça-feira, que será "inevitável" um conflito militar direto entre a NATO e a Rússia caso o Ocidente envie tropas para a Ucrânia. 

"Nesse caso, não se trata de probabilidade, mas de inevitabilidade - é assim que avaliamos", disse Peskov, ao ser interrogado sobre a forma como o Kremlin avalia a probabilidade de um conflito direto caso tropas ocidentais sejam enviadas para a Ucrânia, tal como admitiu o presidente francês. 

Peskov disse que os países da NATO "também devem avaliar" as consequências de tais ações e estar conscientes das mesmas. Devem "perguntar-se se isso corresponde aos seus interesses e, mais importante, aos interesses dos cidadãos dos seus países", declarou.

Na segunda-feira, no final de uma conferência internacional de apoio à Ucrânia, em Paris, Emmanuel Macron afirmou que o envio de forças para o país "não deve ser excluído", frisando, no entanto, que não existe consenso sobre a questão entre os aliados de Kyiv.

Em França, o líder do partido de esquerda França Insubmissa (LFI), Jean-Luc Mélenchon, considerou irresponsáveis as declarações do presidente Emmanuel Macron.

Já hoje, o chanceler alemão, Olaf Scholz, garantiu que "nenhum soldado" será enviado para a Ucrânia por países europeus ou da NATO. 

Leia Também: Envio de tropas para Ucrânia? "Não seria do interesse do Ocidente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório