Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Boris Nemtsov homenageado em Moscovo no 9.º aniversário da sua morte

Era um dos opositores mais contundentes de Putin. Foi assassinado com quatro tiros nas costas numa ponte no centro da capital russa.

Notícias ao Minuto

09:37 - 27/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

Várias pessoas homenagearam, na manhã desta terça-feira, o político da oposição russa Boris Nemtsov, que foi assassinado há nove anos.

Populares, incluindo diplomatas estrangeiros, depositaram flores na ponte no centro de Moscovo, onde Nemtsov foi morto a tiro na noite de 27 de fevereiro de 2015.

Entre os presentes, estiveram o embaixador da Polónia na Rússia, Krzysztof Krajewski, e a Embaixadora dos EUA na Rússia, Lynne Tracy.

De recordar que Boris Nemtsov, de 55 anos, estaria a passear a pé com uma jovem na Grande Ponte de Pedra, nas proximidades do Kremlin, quando foi atingido por "quatro tiros nas costas", o que provocou a sua morte, segundo disse a porta-voz do Ministério do Interior russo, Elena Alexeeva, na altura, aos meios de comunicação social.

A agência Nexta revela, esta terça-feira, que "o assassinato foi levado a cabo pelos mercenários de Kadyrov por ordem de Putin", responsáveis que "ficaram impunes".

Segundo a agência Reuters, Nemtsov foi vice-primeiro-ministro no final da década de 1990, antes de se juntar à oposição.

Era um dos opositores mais contundentes do presidente russo, Vladimir Putin, e, aquando da sua morte, ocupava o cargo de deputado no parlamento da região Yaroslavl e co-presidia ao partido RPR-Parnas.

Leia Também: Kara-Murza diz que há "um esquadrão da morte" a "eliminar" opositores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório