Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Agricultores rompem barreira de segurança das instituições europeias

Os agricultores que se manifestam em Bruxelas romperam hoje uma das barreiras de segurança das instituições europeias instaladas pela polícia e envolveram-se em confrontos com as autoridades, que usaram gás pimenta para dispersar os manifestantes.

Notícias ao Minuto

10:30 - 26/02/24 por Lusa

Mundo Agricultura

Cerca das 10h00 (hora de Lisboa), os manifestantes romperam uma das barreiras de segurança entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, em Bruxelas, procurando com os tratores aproximarem-se das instalações do executivo comunitário.

Um dos edifícios alvo foi o do Conselho Europeu, do qual se aproximaram, envolvendo-se em confrontos com a polícia, que usou gás pimenta para os fazer recuar.

Centenas de agricultores usaram tratores para bloquear ao início da manhã de hoje os principais acessos à Comissão Europeia, exigindo apoios concretos para debelar as dificuldades que enfrentam.

Pelas 08:30, centenas de tratores bloquearam os acessos à rotunda de Schuman, a escassos metros dos edifícios da Comissão Europeia e do Conselho e Europeu, e ocuparam a totalidade da Rue de La Loi, uma das principais e mais movimentadas da capital da Bélgica.

O perímetro de segurança instalado pela polícia procurou impedir o avanço dos agricultores até à rotunda.

O cenário em frente ao Parlamento Europeu no dia 01 de fevereiro repete-se hoje em frente ao local das decisões do executivo de Ursula von der Leyen.

Com palavras de ordem e buzinas que ecoam pelas ruas demonstram o descontentamento pelas decisões do executivo comunitário.

A falta de apoios específicos, por exemplo, para acompanhar as ambições ambientais de Bruxelas é uma das reivindicações.

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, para analisar novas medidas de apoio ao setor.

Pode ver, na galeria acima, um vídeo do momento.

Leia Também: Agricultores em protesto bloqueiam principais acessos à Comissão Europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório