Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Pelo menos 14 mortos na explosão de mina de grupo extremista na Síria

Pelo menos 14 pessoas morreram e oito ficaram feridas na explosão de uma mina colocada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), no norte da Síria, onde civis apanhavam trufas, informou a agência estatal síria SANA.

Pelo menos 14 mortos na explosão de mina de grupo extremista na Síria
Notícias ao Minuto

06:58 - 26/02/24 por Lusa

Mundo Síria

"Enquanto alguns residentes colhiam trufas no deserto de Raqqa, uma mina colocada por grupos terroristas explodiu, matando 14 cidadãos e ferindo oito em diferentes graus", disse o governador da região, Abdul Razzaq Khalifa, noticiou, no domingo, a SANA.

No sábado, cinco pessoas morreram na explosão de outra mina, também colocada pelo EI na zona de Uqribat, na região oriental de Hama, no noroeste do país, de acordo com a agência de notícias Europa Press.

Dados recolhidos pela organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede em Londres, apontam que, nos últimos dez dias, pelo menos 31 pessoas foram mortas por este tipo de minas, colocadas por membros do grupo fundamentalista para impedir que os cidadãos recolham trufas.

Os cidadãos sírios deslocam-se frequentemente ao deserto para recolher trufas, devido ao elevado preço de mercado, que pode variar entre 200 mil libras sírias (cerca de 14 euros) e 500 mil libras sírias (cerca de 36 euros) por quilograma, tornando-se uma boa fonte de rendimento para famílias afetadas pela crise no país.

Leia Também: UE disponível para novas sanções contra EI após uso de armas químicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório