Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 27º

Incêndio em edifício na China faz 15 mortos e mais de 40 feridos

Um incêndio que deflagrou num edifício residencial em Nanjing, capital da província de Jiangsu, no leste da China, na sexta-feira, causou pelo menos 15 mortos e 44 feridos, disseram hoje as autoridades locais.

Incêndio em edifício na China faz 15 mortos e mais de 40 feridos
Notícias ao Minuto

06:06 - 24/02/24 por Lusa

Mundo China

De acordo com um relatório provisório divulgado pelo governo da cidade de Nanjing, as causas estão sob investigação, mas as indicações iniciais são de que o incêndio começou numa área onde estavam localizadas motorizadas elétricas.

Um balanço inicial apontava para a morte de quatro pessoas.

Numa conferência de imprensa, o autarca da cidade, Chen Zhichang, apresentou condolências e desculpas às famílias das vítimas.

O incêndio deflagrou por volta das 04:39 de sexta-feira (20:39 de quinta-feira, em Lisboa) num edifício do bairro de Yuhuatai, informou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

As chamas foram combatidas por centenas de bombeiros e 25 camiões, que conseguiram extinguir as chamas por volta das 06:00 (22:00 de quinta-feira, em Lisboa), disseram os serviços de emergência.

Imagens publicadas nas redes sociais chinesas mostram o topo de um arranha-céus em chamas a meio da noite, rodeado por uma imensa nuvem de fumo.

Nas últimas semanas, ocorreram vários incidentes semelhantes no país asiático.

Em 19 de janeiro, as chamas custaram a vida a 13 crianças num dormitório de uma escola no nordeste da China, enquanto, alguns dias mais tarde, incêndios num hotel em Jinan (leste) e num edifício em Xinyu (leste) fizeram quatro e 39 vítimas, respetivamente.

No rescaldo dos desastres, o líder chinês Xi Jinping apelou a esforços para reduzir a frequência destes incêndios e para "proteger a vida e os bens das pessoas" e a "estabilidade social".

Leia Também: Ucrânia? Partido Comunista Chinês culpa defesa europeia pela guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório