Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Guiné-Conacri levanta restrições de acesso à internet impostas há 3 meses

As restrições de acesso à internet impostas na Guiné-Conacri há três meses foram levantadas na noite de quinta-feira, quatro dias após a dissolução do Governo, avançou a agência de notícias France-Presse (AFP).

Guiné-Conacri levanta restrições de acesso à internet impostas há 3 meses
Notícias ao Minuto

12:15 - 23/02/24 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

As restrições tinham sido impostas devido a problemas de segurança, segundo as autoridades guineenses.

As limitações foram levantadas no momento em que se vive uma tensão social crescente e após o anúncio, na segunda-feira, da dissolução do Governo pela junta militar que está no poder há dois anos e meio.

A par de outras restrições, como a retirada de canais de televisão dos principais pacotes de distribuição e a interferência nas frequências de rádio, estas medidas provocaram manifestações de indignação, nomeadamente de jornalistas.

Na terça-feira, a Justiça guineense condenou a seis meses de prisão o dirigente de um sindicato da imprensa, detido por ter apelado a manifestações contra a censura de certos meios de comunicação social e da internet. O veredito é esperado hoje.

Todas as manifestações são proibidas desde 2022 na Guiné-Conacri, onde os militares tomaram o poder pela força em setembro de 2021, derrubando então o Presidente eleito, Alpha Condé, que procurava obter um terceiro mandato.

O súbito restabelecimento do acesso à internet foi uma surpresa na Guiné-Conacri, país vizinho da Guiné-Bissau, e suscitou imediatamente numerosos comentários nas redes sociais.

"Os maiores inimigos deste país são os nossos governantes, especialmente esta equipa de transição. Estão agora a tentar redimir-se, fingindo que apenas alguns membros da equipa (governamental) demitida são responsáveis pela restrição da Internet nos últimos três meses", escreveu um deles.

Outro observou que o levantamento das restrições era uma das exigências dos sindicatos, que anunciaram uma greve geral e ilimitada a partir de segunda-feira. "Esta é mais uma prova de que os nossos dirigentes apenas compreendem o equilíbrio de poderes", afirmou.

Leia Também: Guiné-Conacri. Tribunal ordena detenção de dirigente sindical da imprensa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório