Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Guiné-Conacri. Tribunal ordena detenção de dirigente sindical da imprensa

 Um tribunal da Guiné-Conacri ordenou hoje a detenção do dirigente de um sindicato da imprensa que, na semana passada, apelou a manifestações contra a censura em certos meios de comunicação social e na Internet.

Guiné-Conacri. Tribunal ordena detenção de dirigente sindical da imprensa
Notícias ao Minuto

17:40 - 22/01/24 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

Sekou Jamal Pendessa, secretário-geral do Sindicato da Imprensa Guineense (SPPG), foi detido a 19 de janeiro e, na sequência, interrogado durante cerca de duas horas no tribunal de Dixinn, nos arredores de Conacri, a capital da Guiné-Conacri, país que faz fronteira com a Guiné-Bissau.

O tribunal deu de seguida ordem para a sua prisão num estabelecimento prisional em Conacri por "participação numa manifestação não autorizada", disse um funcionário judicial à agência noticiosa France-Presse (AFP).

"Este é mais um caso flagrante de violação dos direitos humanos por parte das autoridades de transição", ou seja, da junta que tomou o poder pela força em 2021, declarou aos jornalistas o advogado do secretário-geral do SPPG, Salifou Béavogui.

O SPPG tinha convocado uma manifestação na quinta-feira "para libertar os meios de comunicação social e as redes sociais", com o apoio de organizações da sociedade civil. As autoridades tinham avisado que iriam reprimir a concentração. Todas as manifestações são proibidas na Guiné-Conacri desde 2022.

Nas últimas semanas, o acesso à Internet foi severamente restringido, os canais de televisão foram retirados dos principais pacotes de distribuição e as frequências de rádio foram bloqueadas.

Leia Também: Guiné-Conacri anuncia referendo constitucional e libertação de golpista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório