Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Guiné-Conacri anuncia referendo constitucional e libertação de golpista

O líder militar da Guiné-Conacri anunciou a libertação do responsável pelo golpe de Estado de setembro de 2021 contra o então Presidente Alpha Condé e a realização de um referendo constitucional para permitir o regresso dos civis ao poder.

Guiné-Conacri anuncia referendo constitucional e libertação de golpista
Notícias ao Minuto

16:36 - 01/01/24 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

Num decreto presidencial anunciado domingo pelo portal LolaPlus e noticiado hoje pela agência Europa Press, Mamady Doumbouya decretou a libertação e o perdão de Aly Camara, que fazia parte do Grupo de Forças Especiais, a unidade de elite comandada por si, tendo sido seu braço direito até cair em desgraça, por motivos que nunca foram esclarecidos.

Camara, que passou o ano já na companhia da família, tinha sido acusado de roubar o computador do ex-presidente Alpha Conde, tendo sido expulso e detido no verão de 2022.

Por outro lado, no seu dicurso de fim de ano, Doumbouya anunciou a realização, este ano, de um referendo à Constituição do país.

"Durante este ano submeteremos uma nova Constituição a referendo. Prometo uma Carta Magna aprovada pelo povo. Não um corta e cola, mas uma Constituição inspirada no passado para construirmos junto o nosso futuro", afirmou o chefe militar, sem adiantar uma data específica.

Em 2010, Alpha Condé tornou-se o primeiro Presidente democraticamente eleito da Guiné-Conacri, após décadas de regimes autoritários ou ditatoriais, mas o seu desejo de permanecer no poder e de concorrer a um terceiro mandato suscitou fortes protestos até à sua queda, que foram violentamente reprimidos.

Após o golpe de Estado de 2021, o coronel Mamady Doumbouya foi empossado Presidente e, sob pressão internacional, comprometeu-se a entregar o poder aos civis eleitos no prazo de dois anos, a partir de janeiro de 2023.

Prometeu então reconstruir um Estado minado por divisões e pela corrupção considerada endémica. O seu Governo iniciou um grande número de processos contra pessoas próximas do antigo Presidente Condé.

O golpe de 5 de setembro de 2021 é um dos vários que abalaram a África Ocidental desde que os coronéis tomaram o poder no Mali, em agosto de 2020.

Leia Também: Catorze mortos e 190 feridos em fogo num depósito de petróleo em Conacri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório