Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 27º

Letónia proíbe importação de produtos agrícolas de Moscovo e Minsk

O Parlamento da Letónia (Saeima) aprovou hoje alterações à Lei da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que proíbem a importação de produtos agrícolas da Rússia e da Bielorrússia, dois dos quatro países com os quais o país faz fronteira.

Letónia proíbe importação de produtos agrícolas de Moscovo e Minsk
Notícias ao Minuto

18:43 - 22/02/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A legislação estabelece que esses produtos não podem ser importados para a Letónia, mesmo que entrem através de países terceiros. 

A proibição estará em vigor até julho de 2025, mas poderá ser prorrogada no futuro se as autoridades nacionais o considerarem necessário.

As anotações às alterações aprovadas sublinham que a Letónia, enquanto país que faz fronteira com a Rússia, está a avançar no sentido de cortar os laços económicos com Moscovo para garantir a sua própria segurança e em resposta à invasão russa da Ucrânia, que faz dois anos no sábado.

O parlamento letão apelou à abolição dessas importações, a fim de evitar que os orçamentos de Estado dos países agressores e as suas empresas obtenham receitas adicionais com a exportação dos seus produtos para a Letónia, possibilitando assim a continuação da guerra.

"A Letónia deve fazer tudo o que for possível para manter a paz e a segurança internacionais. A Letónia apoiará a Ucrânia até à sua vitória sobre a Rússia", sublinha-se na alteração aprovada pelo parlamento, refere o portal de notícias letão Diena.

Leia Também: Nove cidades portuguesas vão assinalar os dois anos de guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório