Artista acusa Museu do Sexo de usar foto sua a beijar ex sem autorização

Julia quer receber dinheiro pelo uso da sua imagem.

Notícia

© Reprodução/ Instagram

Notícias ao Minuto
22/02/2024 14:22 ‧ 22/02/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Há cerca de quatro anos que o Museu do Sexo tem usado a fotografia de uma artista nova-iorquina, a beijar a sua ex-namorada, para promover eventos do espaço. A imagem está espalhada em estações de metro, no site, nas redes sociais e em publicidades de rua, mas a visada na imagem nunca o consentiu, nem recebeu nada em troca.

Agora, Julia Sinelnikova, de 34 anos, exige ser compensada, por considerar que o museu está a lucrar, desde setembro de 2019, com uma imagem cuja partilha não foi consentida. Exige, por isso, 275 mil dólares (mais de 253 milhões de euros).

"Sou eu, num ato intimo, com uma pessoa com quem não falo há anos", afirma a mulher, referindo que é "algo que não é representativo da sua vida atualmente".

A fotografia mostra Sinelnikova a beijar a agora sua ex-namorada, que na altura trabalhava na receção do museu. As duas estavam juntas quando alguém que estava a fotografar a exposição lhes tirou uma fotografia. O museu "não disse [a Sinelnikova] que as fotografias seriam utilizadas comercialmente ou para fins publicitários em qualquer altura" e esta só se apercebeu da dimensão da situação quando dezenas de conhecidos a contactaram a perguntar sobre a imagem no final de 2023.

Julia alega que o museu aumentou as suas vendas e notou que a mostra em causa, que deveria ser apenas temporária, passou a permanente.

Após a descoberta, o museu terá oferecido dois mil dólares para acabar com a polémica, oferta que Julia diz ser ofensiva, tendo exigido mais de 200 mil dólares em compensação. A proposta não foi aceite e ambas as partes permanecem em litígio.

Leia Também: Grécia indignada com desfile em frente aos frisos do Pártenon em Londres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas