Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 38º

Japão celebra pela última vez festival milenar no norte do país

Um festival milenar japonês, em que homens quase nus lutam por um saco de cânhamo cheio de amuletos, realizou-se pela última vez, em Oshu, no norte do país, foi hoje noticiado.

Notícias ao Minuto

08:06 - 18/02/24 por Lusa

Mundo Japão

O templo isolado de Kokusekiji, numa floresta de cedros na região de Iwate, recebeu no sábado à noite, pela última vez, este ritual anual popular, com mais de mil anos, de acordo com a lenda, disse o jornal japonês Asahi Shimbun.

A organização do evento, que atraía todos os anos centenas de participantes e milhares de turistas, tornou-se demasiado pesada para os monges e os fiéis, cada vez mais envelhecidos, de Oshu.

"É extremamente difícil organizar um festival desta dimensão", explicou o monge Daigo Fujinami, em frente do templo inaugurado em 729, indicando a falta de participação de jovens.

Considerado um dos mais estranhos do Japão, o festival "Sominsai" é a última vítima da crise demográfica que atinge duramente as comunidades rurais.

O Japão assiste ao envelhecimento da população a um ritmo mais rápido do que em outros países, com um terço dos habitantes com 65 anos ou mais. Um grande número de escolas, lojas e serviços de transportes foram obrigados a fechar, sobretudo nas aldeias e vilas.

Alguns destes festivais adaptaram-se para continuar a existir, permitindo, por exemplo, a participação de mulheres em cerimónias outrora reservadas aos homens.

Leia Também: Japão lança com êxito novo foguetão H3

Recomendados para si

;
Campo obrigatório