Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

As imagens do pânico em pleno tiroteio nos festejos do Super Bowl

Incidente aconteceu durante um desfile de celebração dos Kansas City Chiefs. Três pessoas foram detidas.

Notícias ao Minuto

20:26 - 14/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Super Bowl

"Várias pessoas" foram atingidas num tiroteio junto ao desfile de celebração dos vencedores do Super Bowl, os Kansas City Chiefs, na cidade norte-americana homónima, na quarta-feira, segundo o Departamento de Polícia de Kansas City. Pelo menos uma pessoa morreu e 21 sofreram ferimentos de bala, avançou também a polícia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Kansas City, Ross Grundyson, do total de 21 feridos, oito correm perigo de vida, sete sofreram ferimentos graves e seis sofreram ferimentos leves. 

A chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves, adiantou que havia oito crianças entre os feridos, número que foi revisto em alta para nove.

A polícia, por sua vez, revelou que deteve três pessoas, no âmbito da investigação ao tiroteio. Inicialmente, as autoridades disseram, numa mensagem no X (antigo Twitter), que tinham sido detidas "duas pessoas armadas para mais investigação".

Stacey Graves, chefe da polícia, informou, ainda, que se registaram ferimentos de bala e outros causados pelo pânico gerado após o tiroteio. "Estou zangada com o que aconteceu hoje. As pessoas que participaram nesta celebração deveriam esperar um ambiente seguro", acrescentou, detalhando que havia cerca de 800 agentes de segurança no evento.

Os Kansas City Chiefs já reagiram ao tiroteio, em comunicado, assegurando que os "jogadores, treinadores, funcionários e respectivas famílias estão em segurança".

Segundo a Sky Sports, milhares de pessoas encontravam-se em Kansas City para celebrar a vitória da equipa local frente aos San Francisco 49ers, em Las Vegas.

O tiroteio aconteceu junto ao estacionamento da estação de comboios Union Station, estação ferroviária central de Kansas City. "Qualquer pessoa próxima ao local deve deixar a zona o mais rapidamente e seguramente possível para facilitar o tratamento das vítimas", lê-se nas mensagens da polícia no X.

"Esta é absolutamente uma tragédia, do tipo que nunca teríamos esperado em Kansas City, do tipo que nos lembraremos durante algum tempo", sublinhou, por sua vez, o presidente da Câmara de Kansas City, Quinton Lucas.

O governador do Missouri, Mike Parson, e a sua mulher, estavam no desfile quando ocorreu o tiroteio, mas estão em segurança. A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden recebeu um relatório sobre o tiroteio, tal como é habitual neste tipo de incidentes.

Os apoiantes da equipa de futebol americano, que venceu os San Francisco 49ers por 25-22, após prolongamento, no 58.º Super Bowl, em Las Vegas, Nevada, foram instados a saírem do local o mais rápido possível.

O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia dos Namorados, ao mesmo tempo que os fãs do Chiefs comemoravam o seu terceiro título do Super Bowl em cinco temporadas.

Durante a festa dos Chiefs as atenções estiveram voltadas para a superestrela da música pop Taylor Swift, e sobre se marcaria presença junto do namorado, Travis Kelce, para o desfile e discursos de vitória.

Sem indícios de Taylor Swift, Kelce esteve acompanhado pela sua mãe, Donna Kelce, a superestrela das mães da NFL, pois o seu filho mais velho, Jason Kelce, que joga nos Philadelphia Eagles.

No domingo, recorde-se, no Allegiant Stadium, os Chiefs, que perdiam por 10-3 ao intervalo e chegaram ao fim dos 60 minutos empatados a 19, conquistaram o seu quarto título, em seis presenças, repetindo 1970, 2020 e 2023, para se juntarem no quinto lugar do ranking a Green Bay Packers e New York Giants.

Por seu lado, os San Francisco 49ers, que disputaram pela oitava vez o Super Bowl, mantiveram-se com cinco troféus, o último em 1995, perdendo a possibilidade de igualar os seis títulos dos recordistas Pittsburgh Steelers e New England Patriots.

[Notícia atualizada às 09h32 de 15/02/2024]

Leia Também: 'Touchdown' ou Taylor? Super Bowl foi programa mais visto desde ida à Lua

Recomendados para si

;
Campo obrigatório