Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 18º MÁX 37º

Mais de metade dos países da NATO investiram 2% do PIB em defesa

Foi anunciado que 18 dos 31 países da Aliança Atlântica já investiram pelo menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Mais de metade dos países da NATO investiram 2% do PIB em defesa
Notícias ao Minuto

10:57 - 14/02/24 por Lusa

Mundo Stoltenberg

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) anunciou hoje que 18 dos 31 países da Aliança Atlântica já investiram pelo menos 02% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da defesa.

O anúncio de Jens Stoltenberg foi feito em conferência de imprensa no quartel-general da NATO, em Bruxelas, numa antevisão da reunião ministerial na quinta-feira e a anteceder uma reunião do Conselho NATO-Ucrânia.

O secretário-geral da aliança político-militar, da qual Portugal é um dos Estado-membros fundadores, acrescentou que desde 2014, o investimento em defesa aumentou 11% - na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia - e que os 31 países que a compõem investiram mais de 600 mil milhões de euros.

Jens Stoltenberg voltou a falar das declarações do antigo Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, no sábado, de que encorajaria a Rússia a invadir qualquer Estado-membro da NATO que estivesse a investir menos do que o suposto.

"Não devíamos minar a credibilidade dissuasora da Aliança, tanto naquilo que conseguimos fazer com as nossas capacidades como na maneira como comunicamos, porque a dissuasão está na cabeça dos nossos adversários e não devemos dar espaço a erros de cálculo de Moscovo", comentou hoje o secretário-geral, que está no final do mandato, acrescentando que não há evidências de "qualquer ameaça a um país da NATO".

Além disso, os Estados Unidos "nunca combateram numa guerra sozinhos", acrescentou Jens Stoltenberg.

"As críticas que ouvimos [de Trump] não são sobre a NATO, são sobre os aliados da NATO não investirem o suficiente na NATO", comentou o secretário-geral da Aliança Atlântico, insinuando que o aumento no investimento na defesa é sinal de que a mensagem foi escutada pelos países da organização.

Leia Também: Biden diz que comentário de Trump sobre NATO é "perigoso e antiamericano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório