Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

"Não temos macho". Gravidez de raia choca aquário nos EUA (e há teorias)

O mistério começou em setembro de 2023, quando a raia chamada Charlotte começou a "inchar".

"Não temos macho". Gravidez de raia choca aquário nos EUA (e há teorias)
Notícias ao Minuto

18:02 - 13/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Carolina do Norte

A gravidez de uma raia do Aquário e Laboratório de Tubarões da Equipa ECCO, na Carolina do Norte, Estados Unidos, deixou os investigadores confusos, uma vez que o local não tem raias macho.

De acordo com os funcionários do aquário, citados pelo Fox Weather, o mistério começou em setembro de 2023, quando a raia chamada Charlotte começou a "inchar". "Documentámos vários crescimentos internamente e, inicialmente, pensámos que ela tinha um cancro", referiu a equipa.

Mais tarde, o veterinário do aquário identificou os crescimentos como ovos, não como cancro, para grande perplexidade dos trabalhadores do aquário. "Não temos macho", afirmaram.

A primeira hipótese colocada em cima da mesa diz respeito a um caso de partenogénese - ou reprodução assexuada sem fertilização - em raias, que já tinha sido documentada anteriormente.

No entanto, outra hipótese surgiu quando os funcionários do aquário se lembraram que em julho, dois meses antes de Charlotte mostrar sinais de gravidez, o aquário colocou dois tubarões machos no tanque.

"Começámos a notar marcas de mordidelas na Charlotte, mas vimos outros peixes a mordê-la, por isso mudámos os peixes de sítio, mas as mordidelas continuaram. Foi então que a lâmpada se acendeu - os tubarões mordem para acasalar - será que um dos nossos jovens machos acasalou com ela?", destacaram.

Segundo investigadores, os tubarões e as raias estão intimamente relacionados e já foi documentado o cruzamento de raças.

O último ultrassom de Charlotte mostra dois ou três filhotes que podem nascer a qualquer momento. A data prevista para o parto era 9 de fevereiro, mas até à data ainda não foram dadas atualizações.

O aquário terá de efetuar um teste de ADN depois de nascerem para provar para provar a teoria, "a menos que haja pistas visíveis sobre uma raça mista".

Leia Também: Portugal em grupo com "três candidatos ao título mundial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório