Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Trump pede ao Supremo Tribunal que suspenda decisão sobre imunidade

Antigo presidente dos EUA é acusado de alegada interferência nas eleições de 2020.

Trump pede ao Supremo Tribunal que suspenda decisão sobre imunidade
Notícias ao Minuto

23:34 - 12/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O candidato à presidência dos EUA Donald Trump pediu ao Supremo Tribunal que suspenda uma decisão de um tribunal inferior sobre a sua imunidade presidencial, numa acusação de alegada interferência nas eleições de 2020.

Segundo a BBC, a defesa de Trump alega que não deveria ser julgado durante uma campanha eleitoral.

"A realização de um julgamento criminal, que duraria meses, no auge da temporada eleitoral, perturbará radicalmente a capacidade de fazer campanha contra o presidente Biden", escreveram os advogados de Trump no requerimento.

Na passada terça-feira, um tribunal federal de recursos dos EUA rejeitou o pedido de imunidade por parte de Donald Trump num caso em que é acusado de alegadamente interferir nas eleições presidenciais de 2020. O candidato republicano declarou-se inocente.

"Para efeitos deste processo criminal, o ex-presidente Trump tornou-se no cidadão Trump, com as mesmas proteções que qualquer outro réu. Qualquer imunidade executiva que o possa ter protegido quando era presidente em exercício já não o protege contra estes processos", alegou um painel de quatro juízes.

Se o Supremo Tribunal der 'luz verde' aos advogados de Trump, o caso deverá ser adiado, possivelmente até depois das eleições, marcadas para novembro.

Caso o requerimento seja rejeitado, no entanto, o julgamento poderá começar já nesta primavera.

Leia Também: "Perigosos". Comentários de Trump colocam "segurança" da NATO em 'alerta'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório