Brasileiro detido pelo SEF com carne na mala condenado nos Países Baixos

Begoleã Fernandes foi detido em Lisboa, para onde fugiu após matar colega. Homicida acreditava que Alan Lopes era canibal e que pretendia matá-lo para depois o comer.

Notícia

© Reprodução Redes Sociais

Notícias ao Minuto
08/02/2024 20:02 ‧ 08/02/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Países Baixos

O brasileiro Begoleã Fernandes, detido no Aeroporto de Lisboa em fevereiro do ano passado, foi, esta quinta-feira, condenado nos Países Baixos pela morte de Alan Lopes. O homicida vai ser internado para tratamento psiquiátrico e vai ter de pagar uma indemnização à família da vítima. 

A justiça dos Países Baixos concluiu que o homicida desenvolveu um delírio paranoico em relação à vítima, que o levou a acreditar que Alan Lopes era canibal e que pretendia matá-lo para depois o comer. De acordo com o G1, o medo e o delírio levaram Begoleã a matar o colega. 

O homicida terá de pagar 27,6 mil euros à mãe da vítima e 17,5 mil euros ao pai, por forma ajudá-los a superar os danos e os traumas causado pela morte do filho. A irmã de Alan disse que a família está satisfeita com a sentença e que não pretende recorrer da decisão, assumindo que a família de Begoleã faz o mesmo.

O tratamento psiquiátrico vai ser pago pelo governo dos Países Baixos e o homicida só será libertado quando estiver curado e com capacidades para conviver em sociedade. 

Recorde-se que em fevereiro de 2023, Begoleã Fernandes foi detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) após ter sido encontrada na sua bagagem uma embalagem de carne que se suspeitou ser humana, mas que se comprovou depois ser de origem bovina. O homem fugiu para Portugal após matar a vítima e pretendia depois apanhar um voo com destino a Belo Horizonte, no Brasil. 

Duas semanas após ser apanhado Begoleã foi extraditado para os Países Baixos, onde está preso desde 13 de março de 2023. 

Leia Também: Países Baixos. Funcionário do Contraterrorismo roubou documentos secretos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas