Procurar

Um terço da Faixa de Gaza já foi destruída, alerta agência da ONU

Quase 70 mil estruturas foram destruídas.

Um terço da Faixa de Gaza já foi destruída, alerta agência da ONU

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
02/02/2024 17:46 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto com Lusa

As Nações Unidas revelaram, esta sexta-feira, que 30% do território da Faixa de Gaza já foi destruído no âmbito da escalada de violência entre Israel e o Hamas, após o ataque do grupo islamita de 7 de outubro.

"No total, um número impressionante de 69.147 estruturas, equivalente a aproximadamente 30 por cento do total de estruturas da Faixa de Gaza, foram afetadas", disse o Centro de Satélites das Nações Unidas (UNOSAT), citado pela agência Al Jazeera.

Mais, o UNOSAT revelou que 22.131 estruturas no enclave foram identificadas como estando destruídas, ao passo que outras 14.066 estarão gravemente danificadas.

A esses valores juntam-se ainda outras 32.950 estruturas que terão sofrido danos moderados.

Ao todo, diz o UNOSAT, cerca de 93.800 unidades residenciais já foram danificadas por ataques israelitas.

As regiões da cidade de Gaza e de Khan Younis, palco de violentos combates entre as tropas israelitas e os milicianos dos grupos jihadistas palestinianos Hamas e Jihad Islâmica, terão vivido o aumento mais significativo de danos sofridos, conclui também o UNOSAT, desde a sua última análise à região, em novembro do ano passado. A agência sublinha ainda que estes dados "mostram o nível generalizado de destruição e a necessidade urgente de apoio à população".

A guerra entre Israel e o Hamas eclodiu a 07 de outubro, quando comandos do Hamas infiltrados a partir de Gaza levaram a cabo um ataque sem precedentes em solo israelita, matando mais de 1.160 pessoas, na sua maioria civis, segundo uma nova contagem da agência noticiosa France-Presse (AFP), com base em dados oficiais israelitas.

Em resposta, Israel prometeu "aniquilar" o Hamas, no poder em Gaza desde 2007, e lançou uma ofensiva militar que causou mais de 27.000 mortos, a grande maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do movimento.

Leia Também: Pelo menos 17 mil crianças estão afastadas das famílias na Faixa de Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10