Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Índia quer vedar fronteira com Myanmar para travar entrada de militares

A Índia vai erguer uma vedação de segurança ao longo da fronteira com o Myanmar, após centenas de militares birmaneses terem entrado no país para escapar aos ataques da resistência local ao golpe de Estado de 2021.

Índia quer vedar fronteira com Myanmar para travar entrada de militares
Notícias ao Minuto

15:59 - 21/01/24 por Lusa

Mundo Índia

"Decidimos cercar toda a fronteira aberta com a Birmânia", anunciou o ministro do Interior, Amit Shah, durante uma visita ao estado de Assam, no nordeste do país, sem especificar qual o momento do início dos trabalhos, segundo o jornal Times of India.

A fronteira entre os dois países estende-se por 1.200 quilómetros de selva e terreno montanhoso, o que torna extremamente difícil a realização de um projeto deste tipo.

De acordo com fontes de segurança indianas, pelo menos 600 militares birmaneses atravessaram a fronteira nos últimos três meses para procurar refúgio em cidades como Mizoram.

O ministro declarou igualmente a intenção do Governo indiano de pôr termo a um acordo de livre circulação com Myanmar (Birmânia), que tem 40 anos e que permite aos residentes das zonas fronteiriças birmanesas - com laços culturais e religiosos estreitos com a Índia - entrar nas cidades fronteiriças indianas sem visto.

Nos últimos meses, a fronteira birmanesa tornou-se palco de fortes combates entre os militares e a resistência ao golpe militar de há quase três anos.

A este respeito, os militares birmaneses sofreram numerosos reveses que levaram a junta militar que governa o país a acordar um cessar-fogo com algumas destas organizações.

Leia Também: Quase 300 soldados birmaneses fogem para Índia após vitória de rebeldes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório