Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Congresso dos EUA chega a acordo sobre teto de despesa para 2024

Os líderes do congresso norte-americano chegaram hoje a acordo na definição do teto máximo de despesa para este ano, de 1,66 biliões (milhão de milhões) de dólares, para evitar o risco de paralisação do governo federal.

Congresso dos EUA chega a acordo sobre teto de despesa para 2024
Notícias ao Minuto

22:35 - 07/01/24 por Lusa

Mundo EUA

O acordo foi alcançado entre os líderes dos partidos republicano e democrata e terá ainda de ser ratificado no congresso.

Segundo o jornal The New York Times, o acordo inclui um aumento na despesa do Pentágono para 886,3 mil milhões de dólares, e mantém a despesa nas restantes áreas, nomeadamente saúde e assistência, em 772,7 mil milhões de dólares.

A agência Associated Press escreve que o acordo baseia-se em limites de despesa que o congresso tinha já estabelecido num projeto de lei, para suspender o limite da dívida até 2025, mas ao mesmo tempo agrada aos republicanos da Câmara dos Representantes.

"Isto é o acordo orçamental mais favorável que os republicanos conseguiram em mais de uma década", afirmou o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson.

Em comunicado, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou que o acordo vai salvaguardar "importantes prioridades nacionais" e "evita uma paralisação desnecessária do governo".

O acordo, prosseguiu, "evita cortes profundos nos programas com os quais as famílias trabalhadoras estão a contar e abre caminho para a aprovação de projetos de lei de financiamento, que vão beneficiar o povo americano e estão libertos de políticas extremas".

Leia Também: Congresso dos EUA aprova orçamento de Defesa sem exigências conservadoras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório