Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Pistorius já saiu da prisão... mas o que se segue? E o que aconteceu?

O ex-atleta foi condenado a 13 anos e cinco meses de prisão, mas, depois de metade da pena cumprida, saiu em liberdade condicional. Recorde o que se passou neste caso, que remonta ao Dia dos Namorados de 2013.

Pistorius já saiu da prisão... mas o que se segue? E o que aconteceu?
Notícias ao Minuto

23:25 - 04/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Oscar Pistorius

Após cerca de nove anos a cumprir pena de prisão pelo homicídio da namorada, Oscar Pistorius foi libertado esta sexta-feira, continuando a cumprir a pena em liberdade condicional.

A libertação do ex-atleta acontece depois de, em novembro, a liberdade condicional ter sido concedida num segundo recurso.

Segundo a ABC News, é esperado que o Pistorius vá viver na casa de um tio em Pretória, na África do Sul, local onde ficou durante o seu julgamento e onde esteve em prisão preventiva em 2015 e 2016. A publicação adianta que barreiras foram colocadas junto a esta residência esta quinta-feira, naquilo que parecem ser preparativos para a sua chegada, da qual não foram revelados mais detalhes.

O campeão paraolímpico viverá sob supervisão até ao final da sua sentença de 13 anos e cinco meses, que termina em dezembro de 2029.

Mas por que razão Pistorius saiu da prisão?

Segundo a publicação acima referida, os condenados por crimes graves podem beneficiar da sua liberdade condicional após cumprirem metade da pena, o que é o caso do ex-atleta.

Já a Reuters aponta ainda que a liberdade condicional é considerada tendo em conta a natureza do crime, a possibilidade de reincidência, bem-estar mental ou comportamento na prisão.

Para além disto, Pistorius participou também num programa no qual existe um diálogo entre o condenado e a vítima. Segundo a agência de notícias, este programa foi feito com Pistorius e o pai da ex-namorada, Barry Steenkamp, em junho de 2022.

Notícias ao Minuto Reeva Steenkamp e Oscar Pistorius© WALDO SWIEGERS/AFP via Getty Images

A reação à sua libertação

A família da ex-namorada, Reeva Steenkamp, reagiu à notícia da sua saída dizendo que a decisão não os deixava surpreendidos. Antes, a mãe da vítima referiu que não tinha objeções à sua saída, apesar de achar que Pistorius não estava reabilitado.

Após a decisão, June Steenkamp elogiou mesmo os esforços da comissão que deu a liberdade condicional ao ex-atleta pelos esforços que fizeram em envolver as vítimas.

Já o advogado da família referiu que nenhuma pena de prisão faria diferença para a família. “Para eles, é uma prisão perpétua”, afirmou, referindo-se à morte da jovem.

O que levou Pistorius até à prisão?

Oscar Pistorius foi detido em 14 de fevereiro de 2013, acusado de ter matado a sua namorada. O atleta alegava na altura ter confundido Reeva Steenkamp com um ladrão, contra quem disparou fatalmente. Disparou por quatro vezes através da porta da casa de banho, que estava fechada. Em setembro de 2014, Oscar foi considerado culpado por homicídio e condenado a 13 anos e cinco meses de prisão.

Durante o julgamento, Pistorius explicou que dormia com a sua arma depois de já ter recebido ameaças de morte.

Segundo o mesmo, só quando bateu na porta com um taco é que se apercebeu que quem estava no interior era a sua namorada.

Os procuradores alegaram que os disparos foram feitos depois de o casal ter discutido, uma ideia corroborada pelos vizinhos. Reeva Steenkamp era uma modelo sul-africana, nascida em 1983, na Cidade do Cabo. Morreu aos 29 anos.

[Notícia atualizada às 07h19]

Leia Também: Oscar Pistorius vai ser libertado em janeiro após 10 anos de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório