Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Oposição do Bangladesh convoca greve geral para véspera das eleições

O Partido Nacional do Bangladesh (PNB, a maior força da oposição) convocou hoje uma greve geral de três dias, a iniciar sábado, no âmbito do boicote às eleições gerais de domingo por considerar que não serão "livres e justas".

Oposição do Bangladesh convoca greve geral para véspera das eleições
Notícias ao Minuto

13:14 - 04/01/24 por Lusa

Mundo Bangladesh

O porta-voz do partido, Ruhul Kabir Rizvi, disse que a greve, que se prolongará até segunda-feira, "promoverá o boicote às eleições e servirá para pedir novamente a demissão do Governo da Liga Awami", liderado pelo primeiro-ministro, Shaykh Hasina.

"Queremos que se reinstale um sistema de governo de transição neutro para supervisionar o processo eleitoral e libertar os membros e líderes do PNB presos", afirmou o porta-voz, citado pelo jornal The Daily Star.

A oposição voltou a sublinhar que as eleições gerais, agendadas para o próximo domingo, são uma "fraude" destinada a cimentar o poder de Hasina, que, se sair vitorioso do escrutínio, renovará o cargo para um quarto mandato consecutivo.

Hoje, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, incluindo três agentes da polícia, numa série de confrontos entre manifestantes e ativistas da oposição e as autoridades policiais no distrito de Natore, na cidade de Rajshahi, no oeste do país.

Os distúrbios ocorreram quando membros e apoiantes do partido estavam a distribuir panfletos a apelar à adesão à greve e ao boicote eleitoral. No entanto, a polícia bloqueou várias ruas para impedir o seu avanço.

Tariqul Islam, superintendente da polícia de Natore, confirmou que três agentes tiveram de ser tratados pelos serviços de emergência depois de um grupo de pessoas ter efetuado atos de vandalismo contra vários veículos da polícia.

A mesma fonte policial indicou que a situação está sob controlo e que pelo menos três pessoas foram detidas.

Leia Também: Pelo menos dois mortos após confrontos no Bangladesh a dias das eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório