Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Darth Vader e Chewbacca lavam-lhe o carro. O que é? Um processo judicial

A LucasFilm acusa a empresa chilena de estar plagiar a saga multibilionária 'Star Wars'.

Notícias ao Minuto

10:01 - 28/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Star Wars

A empresa de lavagem automática para carros Star Wash, localizada nos arredores de Santiago, capital do Chile, está a ser processada pela LucasFilm, produtora da Walt Disney, por plagiar a saga intergalática multibilionária 'Star Wars'. 

Quem segue a Star Wash nas redes sociais tem vindo a poder deparar-se com vídeos de funcionários vestidos como personagens bem conhecidos dos fãs - como um Chewbacca a dançar, o ocasional 'stormtrooper' a limpar um capô, Boba Fett a segurar uma mangueira em vez de uma arma e até Darth Vader a invocar a Força para lavar um carro na máquina automática.

O escritório de advocacia que representa o dono da empresa chilena revelou, citado pelo Telegraph, que enquanto o proprietário Matias Jara estava a tentar registar a sua marca junto da autoridade chilena de patentes, foi notificado de uma ação judicial da parte da Lucasfilm a acusá-lo de infringir direitos de autor.

A empresa norte-americana queria bloquear o registo do nome Star Wash argumentando que podia gerar confusão e dar a entender que a lavagem de carros era afiliada da marca 'Star Wars'. No entanto, não levantou problemas com os funcionários.

Jara contesta a ação judicial, com os advogados a argumentarem que o nome é suficientemente diferente da franquia de filmes para evitar confusão. "Está a afetar-nos. Somos uma pequena empresa e estamos a gastar em coisas para as quais não tínhamos orçamento", referiu o proprietário da empresa.

Alegam também que os direitos de autor da LucasFilm, embora abranjam produtos como brinquedos, móveis e bebidas não alcoólicas, não se estendem à limpeza de carros. "Não fazemos filmes nem vendemos produtos associados aos filmes, nem nada parecido", rematou ainda Jara, observando que o negócio era, no entanto, um lava-rápido "estelar".

Pode ver na galeria acima alguns imagens partilhadas pela empresa.

Leia Também: Disney+. Más notícias para os fãs de 'Star Wars'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório