Um zoo localizado em South Bend, no estado norte-americano de Indiana, está a acolher uma família fora do vulgar.
De acordo com um comunicado emitido na semana passada, nasceram no Potawatomi Zoo, em setembro, oito crias de mabeco, conhecido também como 'cão pintado africano', uma espécie em vias de extinção.
Desta ninhada, apenas três sobreviveram, e foram agora 'adoptados' por uma golden retriever.
Segundo o que os responsáveis do zoo explicam, os progenitores não estavam a cuidar das crias. "Bleu, uma mãe inexperiente, não estava a tomar conta das suas crias da forma que devia e Maurice [o progenitor] seguiu o mesmo caminho".
Segundo a CBS, há menos de sete mil cães africanos pintados a viver no seu habitat. Perante a situação de abandono, o zoo consultou alguns profissionais, que os aconselharam a arranjar a ajuda de um outro animal.
A escolhida foi Kassy, uma golden retriever que também teve as suas crias recentemente e que poderá fornecer leite aos animais. A cadela 'mudou-se' para o zoo com as suas crias e de imediato acolheu também as três crias em risco de extinção.
© @Potawatomi Zoo/ Site
Segundo o que os responsáveis do zoo explicaram, a primeira semana de adaptação desta nova família que ali se juntou foi "difícil", com os especialistas a vigiarem a situação durante 24 horas por dia.
“Como é comum com crias, alguns não eram fortes o suficiente para sobreviver, apesar da atenção dedicada que Kassy e a equipa do zoológico lhes deram, mas três sobreviveram”, detalharam.
[Mabeco]© @Potawatomi Zoo/ Site
Apesar de ainda não terem nomes oficiais, estão a chamar às crias Blue, Red e Orange (ou seja, Azul, Vermelho e Laranja), as cores com que os têm monitorizado desde o nascimento.
“Tem sido uma jornada emocionalmente desafiadora para a equipa, mas é missão do zoológico trabalhar para a preservação das espécies selvagens”, explicaram, acrescentando: "Às vezes a jornada é tranquila e às vezes são necessárias medidas extraordinárias. Esses três filhotes saudáveis e ativos são apenas o começo desta história, e o zoológico espera compartilhar atualizações mais positivas sobre os seus marcos".
No futuro, os animais deverão ser reintegrados com os da sua espécie.
Leia Também: Resgatada garça-real "debilitada e incapaz de voar" na Covilhã