Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Têm de nos libertar". Hamas publica vídeo de três reféns israelitas

O vídeo termina com os três homens a repetirem a frase em simultâneo: "Não nos deixem envelhecer aqui".

"Têm de nos libertar". Hamas publica vídeo de três reféns israelitas
Notícias ao Minuto

20:09 - 18/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Isabel Silva

O braço armado do Hamas publicou, esta segunda-feira, através da sua conta Telegram, um vídeo de um minuto que mostra três reféns israelitas idosos a pedirem a sua libertação, relata a Reuters.

Um homem, que se identificou como Haiem Bery, de 79 anos, estava sentado no meio de dois outros, e falou em hebraico para a câmara.

Haiem alega que está a ser mantido com outros reféns idosos com doenças crónicas e que todos eles vivem em condições muito duras.

"Somos a geração que construiu os alicerces para a criação de Israel. Fomos nós que criámos as forças armadas das Forças de Defesa de Israel (IDF). Não entendemos porque é que fomos abandonados aqui", disse. 

E continuou: "Têm de nos libertar daqui. Não importa o custo. Não queremos ser vítimas diretas dos ataques aéreos militares das IDF. Libertem-nos sem condições. Não nos deixem envelhecer aqui", acrescentou.

O vídeo termina com os três homens a repetirem a frase em simultâneo: "Não nos deixem envelhecer aqui".

Haiem Bery, de 79 anos, foi raptado a 7 de outubro. A sua mulher, Channa Bery, foi libertada pelo Hamas a 24 de novembro. Os outros reféns são Yoram Metzger, de 80 anos anos, e Amiram Cooper, de 84 anos. As esposas de ambos também foram libertadas, noticia o Haaretz.

Recorde-se que a guerra foi desencadeada pelos massacres perpetrados pelo Hamas a 7 de outubro em território israelita, que fizeram 1.139 mortos, na maioria civis, segundo os mais recentes dados oficiais israelitas. Foram também feitos cerca de 250 reféns no dia do ataque, 129 dos quais se encontram ainda em cativeiro em Gaza.

Naquele enclave palestiniano sobrepovoado e pobre, mais de 19.400 pessoas, na maioria mulheres, crianças e adolescentes, foram mortos pelos bombardeamentos israelitas, segundo o último balanço do Ministério da Saúde do Hamas, desde 2007 no poder e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel.

Leia Também: Israel. Dez ONG pedem "cessar-fogo imediato e duradouro" em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório