Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Eleições? Oposição sérvia acusa fraude e marca manifestações em Belgrado

A oposição na Sérvia convocou hoje manifestações em Belgrado contra a vitória do partido presidencial na eleições de domingo, que considera ter sido fraudulenta.

Eleições? Oposição sérvia acusa fraude e marca manifestações em Belgrado
Notícias ao Minuto

13:36 - 18/12/23 por Lusa

Mundo Sérvia

Convidamos os cidadãos de Belgrado a manifestarem-se contra o roubo eleitoral", declarou hoje a oposição unida sob o lema "Sérvia contra a violência".

A coligação, formada na sequência das grandes manifestações que abalaram o país em maio, depois de 19 pessoas terem sido mortas a tiro, tem denunciado constantemente uma campanha tendenciosa, que afirma ter sido marcada pela fraude.

Segundo a declaração da oposição, "mais de 40 mil pessoas" votaram na capital sem serem residentes, transportadas de autocarro da República Srpska, a entidade sérvia na vizinha Bósnia.

O Centro de Investigação, Transparência e Responsabilidade (CRTA) já tinha afirmado no domingo que "a maior preocupação é causada pelo maior número de eleitores transportados para Belgrado de outros locais".

Durante a campanha, um jornalista também afirmou ter descoberto um esquema de compra de votos a favor do partido do chefe de Estado.

Estas acusações foram rejeitadas pelo partido no poder.

Os observadores internacionais - mais de 5.500 estiveram presentes em toda a Sérvia no domingo - e agendaram uma conferência de imprensa para as 15:00 (14:00 em Lisboa) para apresentação das conclusões.

De acordo com os primeiros resultados - a contagem oficial só deve ser efetuada hoje à noite - o partido presidencial (SNS, direita nacionalista) obteve 127 dos 250 lugares do Parlamento.

"Teremos a maioria absoluta", disse o Presidente Aleksandar Vucic, confiante, no domingo à noite, na sede do partido, que obteve 120 lugares nas eleições anteriores, em abril de 2022.

Omnipresente nos meios de comunicação social, estava em todos os cartazes, fazendo destas eleições legislativas e autárquicas um referendo à própria pessoa.

"O meu trabalho era fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para garantir que obtivessem a maioria absoluta no Parlamento", declarou no domingo à noite, afirmando estar "muito orgulhoso" da campanha que realizou.

A campanha centrou-se principalmente na economia, num dos países mais pobres do continente europeu, que viu a inflação atingir 16% na primavera, antes de descer para cerca de 8% em novembro.

Para os apoiantes, os anos de Vucic no poder trouxeram "ordem - e milhares de milhões em investimentos - a um país outrora caótico", refere a Agência France Presse (AFP).

Entre 2012 e 2022, o investimento direto estrangeiro na Sérvia aumentou de mil milhões de euros para 4,4 mil milhões de euros.

Segundo a AFP, as ligações entre o Oriente e o Ocidente também são apreciadas: o presidente sérvio é hábil "na arte de navegar entre o irmão mais velho, a Rússia, e a União Europeia" - bloco ao qual a Sérvia é candidata há muitos anos.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, Belgrado nunca aplicou sanções contra Moscovo, de onde importa uma quantidade significativa de gás natural.

O Kremlin também saudou a vitória do campo de Aleksandar Vucic.

"Congratulamo-nos com o sucesso de Vucic", disse o porta-voz de Vladimir Putin, Dmitri Peskov, aos jornalistas.

"Esperamos que o reforço da amizade e da nossa cooperação (...) continue", acrescentou.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, também saudou "o Presidente Vucic e os membros da lista pela vitória esmagadora".

De acordo com os dados disponíveis, o SNS também conquistou a maioria na capital, com 38,5% dos votos, mais 23 mil do que a oposição.

Leia Também: Kremlin "saúda" vitória reivindicada por presidente sérvio nas eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório