Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Corpo de McAfee entregue à família. Esteve dois anos numa morgue

O empresário foi encontrado morto a 23 de junho de 2021 na cela onde estava detido em Barcelona, poucas horas após a justiça espanhola ter decidido extraditá-lo para os EUA.

Corpo de McAfee entregue à família. Esteve dois anos numa morgue
Notícias ao Minuto

17:44 - 14/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo John McAfee

O corpo do empresário e criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi entregue à família, esta quinta-feira, após ter estado dois anos numa morgue em Barcelona, Espanha. Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, que cita o Departamento de Justiça, o corpo foi entregue pelas 15h15 (14h15 em Lisboa), na sequência de uma decisão do Ministério Público. 

O empresário foi encontrado morto a 23 de junho de 2021 na cela onde estava detido no Centro Penitenciário Brians 2, em Barcelona, poucas horas após a justiça espanhola ter decidido extraditá-lo para os Estados Unidos por alegadas infrações cometidas nos exercícios orçamentais de 2016, 2017 e 2018. 

Desde a sua morte que o corpo ficou numa morgue do centro penitenciário devido ao facto de a família do magnata ter duvidado das causas do óbito e recorrer à justiça para exigir uma segunda autópsia.

No final do passado mês de outubro, o tribunal de Martorell autorizou a transferência do corpo para os Estados Unidos, a pedido da família, tendo o processo sido finalizado esta quinta-feira.

Segundo uma autópsia preliminar, John McAfee colocou termo à própria vida e o tribunal encerrou inicialmente o processo, considerando que as diligências que tinha ordenado indicavam que não havia provas do envolvimento de terceiros e que ele se tinha suicidado.

No entanto, a sua mulher contestou o resultado, defendendo que o marido não era "suicida" e que iria procurar "respostas" através de uma segunda autópsia. 

Só em agosto passado, é que o Tribunal de Recurso de Barcelona encerrou o caso da morte, considerando que se tratava de um suicídio e que "não há indícios" que apontem para "outra coisa".

McAfee foi preso em outubro de 2020 no aeroporto de El Prat, em Barcelona, quando estava prestes a apanhar um voo para Istambul, na Turquia.

Leia Também: Apreendidos mais de 23 kg de cocaína em Madrid. Um suspeito foi detido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório