Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 16º

Ucrânia desbloqueia posto fronteiriço após protestos de camionistas

O governo ucraniano anunciou hoje ter desbloqueado o maior posto passagem de camiões na fronteira com a Polónia, após mais de um mês de protestos dos transportadores polacos.

Ucrânia desbloqueia posto fronteiriço após protestos de camionistas
Notícias ao Minuto

14:49 - 11/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"O bloqueio da passagem Iagodyn-Dorohusk terminou. O tráfego estável de camiões foi retomado às 14h00 horas locais" (12h00 em Lisboa), publicou na rede social Facebook o ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksandre Koubrakov.

Segundo Koubralov, os primeiros 15 camiões com destino à Ucrânia já se encontram no posto fronteiriço do lado polaco e 25 outros com destino à Polónia já iniciaram os procedimentos do lado ucraniano.

"A fronteira deve ser totalmente desbloqueada e não devem ser permitidos mais bloqueios", insistiu.

No início de novembro, as empresas de transportes polacas bloquearam, primeiro três e depois os quatro, postos fronteiriços para veículos pesados de mercadorias entre a Ucrânia e a Polónia, em protesto contra os camionistas ucranianos, cuja concorrência consideram "desleal".

Acima de tudo, exigem o restabelecimento de um sistema europeu de licenças para as empresas de transportes ucranianas que enviam camiões para a Polónia.

O bloqueio criou filas intermináveis na fronteira e representa um grande problema económico para Kyiv, que depende fortemente da estrada para as suas exportações e importações de mercadorias.

A UE abandonou este sistema para apoiar Kyiv após o início da invasão russa em fevereiro de 2022. 

Inicialmente assinado por um ano em junho de 2022, o acordo para liberalizar o transporte de mercadorias entre a Ucrânia e a UE foi posteriormente prorrogado até junho de 2024.

Leia Também: Tribunal da Polónia considera ilegais sanções impostas pela UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório