Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Nove milhões de pessoas necessitarão ajuda humanitária no Sudão do Sul

Cerca de nove milhões de pessoas necessitarão de ajuda humanitária em 2024 no Sudão do Sul, onde cerca de 1,6 milhões de crianças menores de cinco anos sofrerão de desnutrição aguda, alertaram hoje responsáveis da ONU.

Nove milhões de pessoas necessitarão ajuda humanitária no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

11:47 - 11/12/23 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

A coordenadora das Nações Unidas para a prevenção da fome, Reena Ghelani, e a chefe interina do gabinete humanitário, Marie Helene Verney, consideram que chegou o momento de "o mundo prestar atenção" ao Sudão do Sul, onde se conjuga uma conexão de crises que inclui situações de conflito, problemas económicos e alterações climáticas.

Atualmente, cerca de 25.000 pessoas já se encontram num nível de fome considerado catastrófico e as suas vidas estão em risco imediato, mas no total 7,1 milhões de pessoas, 56% da população, sofrem de alguma forma de insegurança alimentar, a percentagem mais elevada do mundo.

"Não podemos deixar que as pessoas passem fome enquanto nós assistimos", alertou Ghelani, que apelou a investimentos e soluções "sustentáveis e de longo prazo" para que o Sudão do Sul possa sair da atual crise e enfrentar as próximas crises de uma forma mais resiliente.

Neste sentido, Verney recordou que "o Sudão do Sul está na linha da frente das alterações climáticas", como demonstra o facto de, no ano passado, um milhão de pessoas ter sofrido o impacto das inundações.

A ONU observou que, apesar dos níveis crescentes de necessidade, a solidariedade internacional parece estar a ressentir-se. Em 2023, a ONU e os seus parceiros terão recebido apenas 55% dos fundos necessários, em comparação com cerca de 75% nos anos anteriores, o que os obrigará a reduzir as rações alimentares, por exemplo.

Até 2024, o plano de resposta visa ajudar seis milhões de pessoas, o que custará cerca de 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1,67 mil milhões de euros).

Leia Também: Inundações no Sudão do Sul fazem 86 mortos e deslocam dezenas de famílias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório