Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Água do Grande Canal de Veneza ficou verde (e a culpa foi de ativistas)

O objetivo foi protestar contra o que consideram ser falta de progressos na COP28. Veja as imagens na galeria.

Notícias ao Minuto

20:17 - 09/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Um grupo de ativistas climáticos italianos manchou, este sábado, a água do Grande Canal de Veneza com corante verde. Segundo a agência de notícias Reuters, o objetivo foi protestar contra o que consideram ser falta de progressos na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2023, mais conhecida por COP28.

Os ativistas, que pertencem ao grupo Extinction Rebellion, usaram ainda uma corda para se pendurar na ponte de Rialto - a mais antiga e conhecida de Veneza - e exibiram uma faixa onde se lia: "COP28: Enquanto o governo fala, nós estamos pendurados por um fio".

Apesar do protesto, a Extinction Rebellion, garantiu que "dentro de algumas horas, estas águas voltarão a ser o que eram antes"

"Entretanto, enquanto os governos falam, nós contamos os danos e as vítimas das constantes inundações e incêndios", acrescentaram.

Segundo o grupo, o efeito verde foi criado com um corante de fluoresceína, que não provoca danos ao ambiente. 

Durante o protesto, a circulação de barcos foi interrompida "por precaução", informou o presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, que acusou os atividas de serem "eco-vândalos". 

"De novo os eco-vândalos… Tivemos de interromper o serviço público por precaução, dadas as suas acrobacias e peripécias. Desta vez também os denunciamos por 'interrupção de um serviço público' e esperamos sinceramente que acabem na cadeia", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

Leia Também: Meloni lamenta mortes em incêndio no hospital de Tivoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório