Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

UE inclui dois responsáveis militares do Hamas na lista de terroristas

A União Europeia (UE) adicionou hoje dois responsáveis do braço armado do grupo islamita Hamas à lista de terroristas, na sequência dos ataques a Israel em 07 de outubro.

UE inclui dois responsáveis militares do Hamas na lista de terroristas
Notícias ao Minuto

14:39 - 08/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O Conselho da UE classificou como terroristas o comandante-geral do braço armado do Hamas, as brigadas Ezzedin al-Qassam, Mohammed Deif, e o seu comandante adjunto Marwan Issa.

A decisão tem como consequência o congelamento de fundos e outros bens financeiros que ambos tenham em Estados-membros e a proibição aos operadores da UE de colocarem fundos e recursos económicos à sua disposição.

Israel iniciou uma operação militar contra o Hamas na Faixa de Gaza depois de o movimento islamita, classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Telavive, ter efetuado um ataque em território israelita em 07 de outubro, que provocou cerca de 1.200 mortos, na maioria civis, e mais de 200 reféns.

A retaliação israelita ao enclave palestiniano também incluiu cortes do abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível.

De acordo com o Ministério da Saúde tutelado pelo Hamas, o conflito já provocou mais de 17 mil mortos na Faixa de Gaza.

A UE classificou o Hamas como grupo terrorista em 2003, após um ataque a Jerusalém, que matou centenas de civis israelitas.

Leia Também: Autoridade Palestiniana pede apoio do Conselho de Segurança a Guterres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório