Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Rússia demonstrou ser capaz de "responder aos desafios mais complexos"

O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu hoje que a Rússia conseguiu "responder aos desafios mais complexos", apesar das pressões externas, ao discursar num fórum de investimento em Moscovo. 

Rússia demonstrou ser capaz de "responder aos desafios mais complexos"
Notícias ao Minuto

14:18 - 07/12/23 por Lusa

Mundo Vladimir Putin

"Mostrámos que somos capazes de responder aos desafios mais complexos", disse o chefe do Kremlin no fórum "Russia Calls", num discurso na conferência organizada pelo banco russo VTB, transmitido em direto pela televisão estatal.

O chefe do Kremlin sublinhou que a economia russa "supera efetivamente" as tentativas do exterior para conter o desenvolvimento do país.

"A chave é a margem fundamental de segurança que temos vindo a construir nos últimos 20 anos", afirmou.

Putin afirmou que, desde o início de março de 2022, pouco depois do início da guerra na Ucrânia, até novembro passado, o número de empresas estrangeiras no país não diminuiu, mas aumentou em 1.500, para 25.600, "apesar da pressão dos políticos do Ocidente".

"Gostaria de sublinhar que é do nosso interesse tornar o nosso mercado aberto e competitivo. Esta é a chave para o desenvolvimento, um incentivo para o crescimento qualitativo das empresas nacionais e de toda a economia russa. Repito: a Rússia não expulsa ninguém e não se fecha a ninguém. Ninguém!", sublinhou.

O Presidente russo sublinhou que as chamadas indústrias básicas das matérias-primas ocupam uma parte cada vez maior na estrutura do crescimento económico do país, que este ano, indicou, deverá atingir pelo menos 3,5% do produto interno bruto.

"Que alguém diga agora que a Rússia é uma estação de serviço, como se dizia há pouco tempo", disse Putin, aludindo a comparações feitas, entre outros, pelo chefe da diplomacia da União Europeia (UE).

Josep Borrell descreveu recentemente a Rússia como uma "estação de serviço cujo dono tem uma bomba atómica".

Leia Também: Putin e príncipe herdeiro saudita sublinham relações "boas e estáveis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório