Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 20º

Presidente angolano enviou mensagem de amizade a homólogo chinês

O Presidente de Angola, João Lourenço, enviou uma mensagem ao seu homólogo da China, Xi Jinping, na qual expressou o sentimento de amizade, irmandade e solidariedade que une os governos e povos sino-angolano.

Presidente angolano enviou mensagem de amizade a homólogo chinês
Notícias ao Minuto

23:06 - 06/12/23 por Lusa

Mundo Xi Jinping

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola (Mirex), a mensagem foi hoje entregue, em Beijing, pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, ao ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi.

O ministro das Relações Exteriores angolano encontra-se desde terça-feira na capital chinesa para uma visita oficial de 72 horas, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Trata-se de uma "visita com caráter simbólico visto que o ano de 2023 marca a celebração do quadragésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República de Angola e a República Popular da China", refere-se na nota.

Segundo o Mirex, Beijing acolheu hoje as consultas políticas entre delegações de Angola e da China, dirigidas pela parte angolana por Téte António e pela parte chinesa por Wang Yi, passando em revista o nível das relações da cooperação bilateral, com foco no desenvolvimento político, económico e social, bem como no fortalecimento e aprofundamento da cooperação bilateral e do quadro jurídico de cooperação entre os dois países.

"Durante mais de hora e meia, os dois titulares das pastas das diplomacias sino-angolana analisaram também o processo de integração de Angola e da China no âmbito regional e internacional, assim como trocaram impressões sobre a situação internacional do momento e questões multilaterais", realça o documento.

Os Governos dos dois países assinaram hoje o Acordo sobre Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos para promover uma maior cooperação económica, estimular o fluxo de capitais e o desenvolvimento económico entre os dois países.

Leia Também: Xi Jinping recebe Lukashenko pela segunda vez este ano em Pequim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório