Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 15º

Rússia lança nova grande ofensiva na frente oriental da Ucrânia

As autoridades militares ucranianas afirmaram hoje que as forças russas lançaram uma grande ofensiva no país, sobretudo na frente oriental, graças à "acumulação de forças" por Moscovo durante o período de estagnação da guerra.

Rússia lança nova grande ofensiva na frente oriental da Ucrânia
Notícias ao Minuto

18:30 - 04/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Os russos lançaram medidas ofensivas mais ativas, especialmente no Leste. Isto não é surpresa para nós: os russos têm estado a acumular forças durante todo este tempo e continuam a fazê-lo", disse o vice-comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Maksim Zhorin.

Zhorin afirmou, numa mensagem no Telegram, que os ataques russos se concentram agora nas frentes de Avdivka e Bakhmut, na região de Donetsk, e na cidade de Kupiansk, na região de Kharkov.

"É necessário perceber que o inimigo não vai ficar satisfeito com apenas alguns alvos individuais. Os russos vão pressionar o máximo que puderem, pois o seu principal objetivo é a destruição de toda a Ucrânia", acrescentou.

Zhorin avisou ainda que a Ucrânia não se pode "iludir" e assumir que a Rússia se contentará com "alvos intermédios".

"É muito perigoso para nós", sublinhou.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Rússia anuncia que general foi morto em combate na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório