Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Presidente da Cruz Vermelha denuncia sofrimento "intolerável" em Gaza

A presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric, anunciou hoje ter chegado a Gaza, onde foi denunciar o sofrimento "intolerável" da população devido aos ataques israelitas.

Presidente da Cruz Vermelha denuncia sofrimento "intolerável" em Gaza
Notícias ao Minuto

13:13 - 04/12/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Cheguei a Gaza, onde o sofrimento da população é intolerável. Reitero o nosso apelo urgente para que os civis sejam protegidos de acordo com as leis da guerra e para que a ajuda entre sem impedimentos. Os reféns devem ser libertados e o CICV autorizado a visitar com segurança", defendeu Spoljaric, na rede social X (antigo Twitter).

"O meu objetivo é avançar nos esforços para aliviar a situação humanitária desesperada, expressando as minhas mais profundas preocupações com a situação dos civis", acrescentou Spoljaric num comunicado emitido pela Cruz Vermelha.

Durante a sua estada em Gaza, Spoljaric visitará o Hospital Europeu Khan Younis, um dos principais hospitais ainda ativos no enclave, e vai reunir-se com as equipas do CICV no terreno.

A organização recordou que muitos trabalhadores humanitários e de saúde, incluindo membros do Crescente Vermelho Palestiniano, foram mortos no cumprimento do dever durante o conflito.

A guerra entre Israel e Gaza, controlada pelo grupo islamita palestiniano Hamas, já matou milhares de palestinianos e provocou a deslocação de mais de três quartos da população do território habitado por 2,3 milhões de palestinianos.

Leia Também: Forças israelitas reiteram alerta para evacuação de Khan Younis em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório