Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Erdogan anuncia viagem à Grécia onde espera iniciar uma "nova era"

O Presidente da Turquia anunciou hoje que a sua viagem à Grécia, prevista para o final da semana, deverá servir para iniciar "uma nova era" nas relações bilaterais dos dois países, marcadas por divergências históricas.

Erdogan anuncia viagem à Grécia onde espera iniciar uma "nova era"
Notícias ao Minuto

23:38 - 02/12/23 por Lusa

Mundo Erdogan

"Espero que comece uma nova era", disse Recep Tayyip Erdogan aos jornalistas no seu voo de regresso à Turquia, citado pela agência de notícias espanhola Europa Press.

Vindo do Dubai, onde participou na COP28 - Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, o líder turco disse esperar discutir as "diferenças de opinião" e as perspetivas das relações Turquia-União Europeia (UE) com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

Mitsotakis apoiou a possibilidade de ser reativado o acordo entre a Turquia e a UE sobre os migrantes, que está suspenso desde 2020, e que permitia ao bloco europeu devolver os migrantes em situação irregular.

"Vamos a Atenas com uma perspetiva vantajosa para todos" de "expandir a nossa cooperação", sublinhou a Presidência turca num comunicado.

Por outro lado, e ainda nas mesmas declarações, Erdogan criticou a venda de armas norte-americanas à Grécia por provocar uma "escalada" da tensão entre as duas partes.

"Não nos estão a dar os caças F-16, apesar de os termos pago", lamentou o governante turco, numa referência à intenção de Ancara de adquirir estes aparelhos norte-americanos.

A troca de acusações entre Ancara e Atenas sobre a gestão das migrações é frequente, sendo que os dois países estão ainda historicamente em desacordo sobre questões como a demarcação de fronteiras, a exploração de energia no Mediterrâneo Oriental ou a divisão étnica de Chipre.

Leia Também: Erdogan rejeita que Hamas seja grupo terrorista após apelos de Washington

Recomendados para si

;
Campo obrigatório