Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 20º

Itália. Torre em Bolonha vedada devido ao risco de desabamento

A Garisenda, do século XII, está tão inclinada como a famosa Torre de Pisa.

Itália. Torre em Bolonha vedada devido ao risco de desabamento
Notícias ao Minuto

13:23 - 02/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Uma torre na cidade de Bolonha, em Itália, foi vedada devido ao risco de queda. A Torre Garisenda, do século XII, está tão inclinada como a famosa Torre de Pisa, e pode, por isso, desabar. 

As autoridades começaram a construir uma barreira de cinco metros de altura à volta da Torre Garisenda, para conter detritos caso esta caia, escreve a BBC.

A construção tem 47 metros e foram verificadas mudanças na direção da sua inclinação. A Câmara Municipal de Bolonha disse que a situação era “altamente crítica”.

A Torre Garisenda situa-se ao lado da Torre Asinelli, que é duas vezes mais alta e que também se inclina, embora de maneira menos dramática. As obras foram construídas entre 1109 e 1119 e a altura da Garisenda foi reduzida no século XIV, porque já se começava a inclinar. 

O local foi fechado pela primeira vez em outubro, depois de sensores terem detetado mudanças na inclinação da Torre Garisenda. As inspeções revelaram depois deterioração nos materiais que compõem a base da estrutura.

O município lançou um plano para preservar a torre. A barreira instalada, que só ficará concluída no próximo ano, além de conter eventuais detritos, tem como objetivo proteger edifícios e pessoas que passem no local. 

Leia Também: Fugitivo italiano ligado à máfia calabresa detido na Colômbia. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório